Comunicação interna e endomarketing: você sabe diferenciá-los?
Entenda as principais diferenças entre comunicação interna e endomarketing nos ambientes corporativos e saiba como aplicar cada tipo de comunicação para melhorar o engajamento dos seus colaboradores.
A maioria das empresas já está convencida de que é fundamental que haja nela a comunicação interna e o endomarketing. No entanto, poucas sabem que existem diferenças entre esses dois tipos de comunicação corporativa.
Cada uma delas tem suas próprias características e seus objetivos e não podem ser confundidas ou trabalhadas como se fosse a mesma coisa. Não é! A comunicação interna, por exemplo, vai guiar as ações de comunicação com os colaboradores de vários setores.
Já o endomarketing busca o engajamento dos colaboradores na defesa da marca da empresa. Para saber com mais detalhes essas diferenças e características específicas entre a comunicação interna e o endomarketing continue lendo os próximos parágrafos desse artigo.
Comunicação interna: desafio de informar colaboradores com clareza
Em linhas gerais, ela será utilizada para informar o público interno da empresa garantindo que todos os colaboradores saibam o papel que a empresa tem, onde ela pretende chegar e qual é o planejamento traçado para alcançar essa meta.
Também cabe à comunicação interna incentivar os colaboradores para que convivam num ambiente de engajamento e de colaboração entre as equipes de trabalho. Para isso, é usada uma linguagem informativa, como jornal, por
exemplo, ou nos feeds das redes sociais corporativas.
É importante levar em consideração, nesta etapa da comunicação, a cultura da empresa e os objetivos que ela deseja alcançar com essas iniciativas internas. Isso faz com que não se misture comunicação interna e o endomarketing.
O cuidado e todo o empenho é para que a comunicação interna garanta que as informações estejam chegando aos colaboradores com toda clareza, já que existem diferentes perfis profissionais atuando no meio corporativo.
Por isso, facilitar a troca de conhecimentos entre os próprios profissionais da empresa é o desafio da comunicação interna, que também traz vários outros benefícios para o ambiente de trabalho como um todo:
- Integração da equipe;
- Profissionais bem-informados;
- Aumento na motivação do colaborador;
- Eliminação de ruídos ou conversinhas de corredor;
- Conhecimento da organização por parte dos colaboradores;
- Integração entre setores e entre seus profissionais;
- Diminuição de crises internas.
Endomarketing: ações que transformam o colaborador em solução para a empresa
Motivação e interação entre a empresa e seus colaboradores. Esse é o objetivo principal do endomarketing. Sendo assim, as ações de comunicação fazem com que o colaborador “vista a camisa” da empresa, otimizando sua produtividade e seu sentimento de pertencimento à equipe.
No endomarketing, a ideia é colocar o colaborador/profissional como sendo o elemento central das soluções na empresa no dia a dia do trabalho. Por exemplo, happy-hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, reuniões periódicas, brindes, palestras, treinamentos…
Essas iniciativas internas são responsáveis por mostrar com evidências as diferenças entre a comunicação interna e o endomarketing, além de trazer outros benefícios para a empresa, como:
- Aumento do engajamento e da produtividade dos colaboradores;
- Valorização do profissional e sentimento de pertencimento;
- Melhoria do clima interno, propiciando um melhor relacionamento;
- Eliminação de ruídos na comunicação interna;
- Aumento do employer branding.
Dessa forma, fica claro que a comunicação interna trata de assuntos relacionados ao endomarketing e vice-versa, porém, esses dois tipos de comunicação possuem focos diferentes.
O que precisa ser frisado é que as empresas, principalmente as médias e grandes, buscam sempre inovar investindo assertivamente em maneiras de melhorar o relacionamento com seu público interno (colaboradores em geral).
Se por um lado a comunicação interna tem como meta manter os colaboradores bem-informados e alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, por outro lado o endomarketing visa transformar os colaboradores em embaixadores da marca.
O que é preciso fazer é dar espaços diferentes para a comunicação interna e o endomarketing. Afinal, através dessas ferramentas eficazes diversos benefícios serão gerados na empresa. Portanto, se a comunicação interna for bem estruturada será mais fácil manter a troca de informações e construir um endomarketing mais efetivo. E, em todas essas etapas, a Evoluzi pode ajudar sua empresa a dar esse salto de qualidade na comunicação corporativa. Fale conosco e conheça mais da Evoluzi navegando, aqui, no nosso site.