Educação Corporativa x Treinamento tradicional: entenda as principais diferenças
Você vai entender agora que enquanto o treinamento tradicional representa a modalidade de ensino que já é conhecida pelas empresas, a Educação Corporativa chega para transformar a aprendizagem e estimular a retenção de talentos e a aprendizagem constante.
Atualmente, a Educação Corporativa vem ganhando espaço nas empresas e conquistando a preferência dos colaboradores e das lideranças por ser uma metodologia transformadora na aprendizagem.
Porém, muito se confunde ainda com os treinamentos tradicionais, que também são eficientes, mas não têm a ver com a Educação Corporativa, já que esse modelo de treinamento é mais direcionado para a metodologia tradicional na hora de ensinar e atualizar os conhecimentos corporativos.
Portanto, nesse artigo, trazemos especificamente as principais diferenças que há entre um e outro a fim de que fique claro a importância de as empresas investirem na Educação Corporativa aliada aos treinamentos tradicionais. Vamos entender mais sobre esse tema? Continue lendo os próximos parágrafos.
Veja quais são as quatro diferenças principais entre um modelo e outro
Primeiramente, é importante destacar que a Educação Corporativa não elimina os treinamentos tradicionais e vice-versa. O ideal é conseguir aliar um ao outro para uma cultura de aprendizagem mais completa e abrangente.
O foco maior é manter a experiência e aprendizagem na mira de ambos e saber que o treinamento, em geral, é mais passivo e, geralmente, trabalha competências mais individuais.
Enquanto isso a Educação Corporativa atua diretamente no desenvolvimento de competências decisivas para cada negócio ressaltando as estratégias para alcançá-las estimulando o crescimento constante da empresa.
Mas, embora haja essas diferenças, é muito viável conseguir unir esse modelo de aprendizado com o treinamento tradicional e ajustá-los para o melhor aprendizado dos colaboradores e das lideranças. Quem ganha com essa junção? A empresa como um todo, claro.
Agora, veja as quatro principais diferenças que destacamos, aqui, entre a Educação Corporativa e o Treinamentos tradicional.
- Motivos para investir nesses dois modelos de aprendizagem.
O objetivo principal do treinamento tradicional é desenvolver habilidades específicas individuais que possam suprir as necessidades da equipe naquele ambiente de trabalho.
Por isso, a Educação Corporativa chega para mostrar as estratégias mais eficientes que a empresa pode aderir para que haja um crescimento constante das equipes.
Aliás, essas ações estratégicas são elaboradas tanto para cada indivíduo quanto para as equipes da empresa como um todo. Ou seja, é possível, sim, alinhar esses dois modelos de aprendizagem no ambiente corporativo.
- Ambiente onde acontece as ações de Educação Corporativa e de Treinamento tradicional
Em via de regra, geralmente, os treinamentos tradicionais costumam ser ministrados em salas de treinamentos semelhantes às salas de aula ou em espaços destinados a isso nas empresas.
Já a Educação Corporativa pode ter seu ambiente de ensino diversificado, inclusive virtualmente, via mobile learning, por exemplo. Inclusive, uma pesquisa feita pela Udemy conclui que houve um aumento de 95% na demanda de certificações digitais.
- Participantes possuem materiais e conteúdos disponíveis
Neste quesito a diferença não é tão grande. Os materiais e conteúdos precisam surpreender, motivar e estimular o engajamento entre as equipes e lideranças. Nos treinamentos tradicionais isso pode ser feito com tranquilidade. Por conta disso é fundamental escolher bem as ferramentas que agregam valor ao conhecimento.
- Foco de quem irá receber todos os conteúdos ensinados em ambos os modelos de ensino
O público-alvo que deve ser o foco do ensino pode ser uma das diferenças entre os treinamentos tradicionais e a Educação Corporativa. Enquanto em um o foco está nos colaboradores que precisam se aperfeiçoar pontualmente, a outra envolve outros membros das equipes, inclusive as lideranças que precisam atualizar seus conhecimentos diante de tantas inovações no segmento no qual atuam.
Uma das vantagens mais relevantes da empresa que investe na Educação Corporativa é o aumento da capacidade intelectual dos seus colaboradores e na retenção de talentos também.
Isso porque, ela desenvolve verdadeiramente o conhecimento e o retém aplicando o conteúdo aprendido nas rotinas do negócio. Por isso, busca ruma solução de aprendizagem ativa é uma dica valiosa.
Agora, você já conhece as principais diferenças entre a Educação Corporativa e o Treinamento tradicional e ainda percebeu como é importante mantê-los aliados no mundo corporativo.
Conheça mais da Evoluzi, aqui, no nosso site e veja como podemos ajudar a sua empresa, o Recursos Humanos e seus colaboradores a inovarem, cada vez mais, na implementação da Educação Corporativa bem como na reciclagem dos treinamentos tradicionais.