Gestão de pessoas e para pessoas. Como é na sua empresa?
Saiba as diferenças entre gestão de pessoas e para pessoas. Entenda como tornar seus líderes mais atuantes na observação dos potenciais de seus colaboradores.
Gestão de pessoas e para pessoas. Você já percebeu que existe diferença entre esses dois termos? Como é na sua empresa? Na função que você exerce qual tipo de gestão você faz?
Essas e outras dúvidas são esclarecidas neste artigo o qual preparamos para ajudar você a entender melhor esses dois tipos de gestão no mundo corporativo. Por isso, continue lendo e saiba como agir para otimizar o desempenho dos seus colaboradores.
Gestão de Pessoas: uma tarefa exclusiva do Recursos Humanos
A gestão de pessoas limita-se à Área de Recursos Humanos porque cabe a ele zelar pela garantia de todos os direitos e necessidades dos colaboradores enquanto estes estão dentro da empresa.
Desde a contratação de novos talentos até a demissão de colaboradores, o Recursos Humanos precisa trabalhar a fim de manter o ambiente corporativo saudável, motivador e juridicamente legal.
Um dos objetivos do Recursos Humanos é elevar ao máximo a produtividade dos colaboradores, mas isso somente será possível se as políticas internas da empresa estiverem bem alinhadas com o desempenho do capital humano que ela possui.
Inclusive, é importante ressaltar que, diante de tantas mudanças nos últimos anos, os profissionais do Recursos Humanos precisam sempre lançar mão de várias ferramentas como: métodos; técnicas; práticas e cursos para estarem atualizados com o intuito de executarem a gestão de pessoas de maneira eficaz.
Gestão para Pessoas: os líderes estão preparados para essa função?
Esse termo é muito confundido com gestão de pessoas, entretanto, a gestão para pessoas nada tem a ver com o Recursos Humanos. Na verdade, esse tipo de gestão abrange todos os líderes da empresa os quais estão à frente de pessoas norteando o trabalho de cada uma.
A gestão para pessoas tem como desafio convencer os líderes da importância de participarem diretamente do processo de desenvolvimento dos colaboradores. Não se trata somente de cobrar resultados.
Os líderes ao fazerem a gestão para pessoas, precisam ser capazes de avaliar o melhor desempenho de seus liderados com a finalidade de apontar possíveis demissões, promoções, necessidade de treinamentos mais efetivos…
São muitas as observações que os líderes devem se atentar na hora de fazer a gestão para as pessoas. Por exemplo, as Soft Skills são habilidades que os colaboradores apresentam e que precisam ser identificadas pelos líderes.
Porém, eles somente conseguirão perceber as Soft Skills se estiverem preparados, assumindo, assim, suas funções de gestores para pessoas. Inclusive, tendo o Recursos Humanos como um aliado nessa tarefa.
Como é na sua empresa? Qual modelo de gestão está sendo feito?
Entenda que um tipo de gestão não anula o outro e os dois podem – e devem – serem feitos juntos na empresa agregando valor um ao outro.
Portanto, a gestão de pessoas feita pelo Recursos Humanos vai prosseguir, mas tendo os líderes de todos os demais setores da organização, exercendo a gestão para pessoas junto aos colaboradores.
Ou seja, não há certo ou errado quando o assunto é gestão. O que não pode acontecer é ter apenas um modelo de gestão sendo feito em detrimento do outro. Por isso, a atualização profissional tanto dos líderes quanto do Recursos Humanos é fundamental para o sucesso de uma boa gestão!
Agora você já sabe mais sobre as diferenças entre gestão de pessoas e gestão para pessoas – podendo assim – identificar falhas na sua empresa e corrigi-las a fim de ter colaboradores mais motivados e líderes mais atuantes.
Aproveite e compartilhe este artigo com outros profissionais e organizações que também precisam saber um pouco mais deste assunto tão atual.