Soft Skills: habilidades e aprendizados que potencializam o seu gerenciamento.
Soft Skill é um termo em inglês o qual, em tradução livre, significa: habilidades interpessoais, ou seja, são um conjunto de habilidades e competências naturais ou desenvolvidas, relacionadas ao buy equipoise comportamento de cada indivíduo. Esses conjuntos de habilidades são usados regularmente pelas empresas para atender aos requisitos e às necessidades internas da organização.
Por que Soft Skills são exigidas de um gestor?
Essas práticas definem exatamente cada competência individual, por exemplo: pensamento estratégico, raciocínio lógico e resolução de problemas. Habilidades essas, muitas vezes exigidas de cargos executivos e de lideranças à frente de uma equipe. Essas competências têm como foco específico, os comportamentos de alguém do qual é exigido que seu trabalho seja executado de maneira adequada e com a eficácia imposta pelo seu cargo.
Um gestor deve contribuir com habilidades comportamentais diferenciadas daquelas a quem ele lidera. Por exemplo: para um cargo de liderança, uma das Soft Skills esperadas do líder é a capacidade de inteligência emocional, ou seja, lidar com suas próprias emoções e usar essa energia a seu favor, desviando-se do impulso e beneficiando tanto a equipe quanto à própria rotina de trabalho, evitando atritos no grupo e, posteriormente, a autocobrança.
É claro que essa habilidade não é uma exclusividade de alguém que está na liderança, todo profissional que traça objetivos para a sua carreira precisa trabalhar sua inteligência emocional. Outros modelos de Soft Skills são: empatia; liderança e gestão organizacional; resiliência; resolução de problemas e possíveis conflitos na equipe; ética e gestão de pessoas. Essas são caraterísticas próprias de cada indivíduo, mas nada impede que também sejam desenvolvidas por meio de cursos de aperfeiçoamento contínuo, os quais tragam insights para um pensamento estratégico: praticar o autoconhecimento e atenção às próprias atitudes; valorizar a leitura para adquirir novos insights; ou até mesmo com terapia comportamental. Técnicas essas que formam, conquistam e aperfeiçoam suas Soft Skills ao longo de sua carreira.
O que são Hard Skills?
Por outro lado, existem as Hard Skills, que são aptidões técnicas de um profissional e seu conhecimento específico. São habilidades que também podem ser desenvolvidas de acordo com a área de atuação. Aprender a utilizar uma nova ferramenta, a título de exemplo, é desenvolver uma nova Hard Skill.
A importância das soft skills na gestão de projetos
Para uma gestão de projetos de uma empresa, existem dois fatores que são imprescindíveis: saber lidar com a equipe e com o tempo para execução.
O tempo vai exigir uma série de soft skills diferentes, como, saber trabalhar sob pressão e manter a calma diante das situações importantes e decisivas. Isso exigirá pensamento estratégico para tomar decisões eficientes e de maneira apropriada.
Por isso, soft skills tais como: empatia; paciência; uma boa comunicação; liderança e persuasão são importantes para evitar e gerenciar conflitos; promover o engajamento; garantir a unidade no time e entender como lidar com as particularidades de cada indivíduo.
Conclusão
As soft skills são habilidades e competências comportamentais que, apesar de subjetivas, são essenciais para ajudar a compor o perfil do profissional e líder ideal para uma empresa.
É por isso que buscar o seu desenvolvimento contínuo deve ser a preocupação de todo aquele que deseja estar engajado com a equipe, com a empresa e seu sucesso profissional.
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