A evolução do marketing nas empresas. Conheça o Marketing 5.0!
O Marketing já passou por diversas mudanças e, provavelmente, ainda mudará mais. Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o livro sobre o marketing 4.0 em 2017, e logo no início de 2021, lançaram o Marketing 5.0; tecnologia para a humanidade, ou seja, a evolução é constante e é necessário acompanhá-la para não ser deixado para traz. Além disso, a pandemia nos trouxe transformações digitais, as quais foram reforçadas nesse novo cenário do marketing 5.0.
A evolução do marketing
O Marketing 1.0, também conhecido como tradicional, pode ser considerado o marketing centrado no produto, pois não havia preocupação em construir a reputação e autoridade da marca, segmentação de mercado ou personalização. A comunicação acontecia por meio de um relacionamento vertical e unilateral, no qual a empresa definia o que vender. Trata-se de um marketing passivo. Afinal, para a época em que esse conceito foi desenvolvido, a concorrência era menor, com menos produtos e um consumidor pouco exigente.
O Marketing 2.0 é o marketing voltado para o consumidor. O seu foco é encontrar e entender as necessidades dos clientes e associar produtos e serviços às características e ao perfil dos consumidores.
Nesse contexto, inicia-se um amadurecimento das empresas e maior interação e relacionamento, dessa forma, a busca pela satisfação do consumidor se torna um objetivo, pois as marcas compreendem que ao sanar as dores dos consumidores, a demanda aumenta e, consequentemente, o faturamento também cresce.
Por outro lado, os clientes começam a criar um senso crítico aguçado e as exigências surgem, fazendo com que as estratégias de comunicação comecem a ser revistas.
Com a tecnologia cada dia mais avançada e a internet transformando desde a comunicação até os hábitos do consumidor, foi possível criar um atendimento mais personalizado em busca de entender e atender as exigências cada vez maiores dos clientes. Então surge o Marketing 3.0, o qual tem como seu foco principal o consumidor, porém, de forma humanizada, em busca de uma relação baseada nas suas aspirações e valores.
Nesse momento, os clientes não são mais meros clientes, mas sim, seres complexos e peculiares a serem desvendados. Os clientes buscam satisfazer suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Dessa forma, as empresas passam a ter de criar produtos e serviços para inspirar, incluir e que reflitam nos valores dos consumidores.
O Marketing 4.0 é um desdobramento do Marketing 3.0, adaptado à realidade em que estamos vivendo, num mundo sempre mais imerso na tecnologia e predominantemente conectado, no qual quase tudo é baseado na Internet.
O Marketing 4.0 faz uma ponte do tradicional ao digital, utilizando canais e ferramentas, as quais estimulam a maior interação e engajamento para conectar cada vez mais marcas, empresas e seus públicos de forma interativa, buscando envolvê-los com o marketing de permissão. Nessa perspectiva, as marcas precisam de agir com o objetivo sincero de ajudar, pois nessa economia digital, o cliente está empoderado e perfeitamente capaz de avaliar o que está sendo prometido por elas.
O Marketing 5.0
O isolamento social e as medidas de restrição, como as quarentenas e lockdowns, motivados pela pandemia de Covid-19, tornou o mundo digital ainda mais forte. Foi por meio dele que as pessoas passaram a consumir o streaming, e-commerce e até mesmo happy hour por chamada de vídeo. Esses novos hábitos foram adquiridos, inclusive, por aqueles que nunca se imaginaram realizando uma simples compra pela internet. Com essa nova realidade, muitas empresas tiveram de se adaptar rapidamente para alcançar esse novo normal, quem hesitou inserir seu negócio no mundo on-line, enfrentou grandes dificuldades para se manter no mercado. O cenário acelerou as mudanças iniciadas pela popularização da internet, isso fez com que o marketing evoluísse na escala 5.0. Um novo conceito que une à tecnologia ao ser humano.
O Marketing 5.0 tem como objetivo principal aproximar marcas e consumidores por intermédio de um relacionamento sólido. Neste momento, todo o processo ocorre apoiado por uma simbiose homem-máquina.
Com o objetivo de processar dados, coletar informações e gerir conteúdos, a máquina desempenha não só esse papel, como também o de descobrir padrões, uso da lógica por algoritmos e tarefas repetitivas programáveis. Enquanto que, do outro lado, o aspecto humano desenvolve a sabedoria, desenha insights, retém ruídos e busca promover a divergência de pensamento para encontrar respostas que tragam soluções fora da caixa.
Com essa fusão, o Marketing 5.0 busca também os seguintes objetivos:
Apoiar causas justas;
Atingir o lado emocional do cliente;
Responsabilidade ambiental;
Responsabilidade social;
Transformar os consumidores em embaixadores das marcas.
A importância do Marketing 5.0
A pandemia impulsionou a adoção do Marketing 5.0, o qual exerce um papel fundamental na compreensão do atual cenário. Afinal, o mercado está vivenciando uma grande mudança de cultura. Os clientes preferem negociar com empresas que os representem, aquelas que se mostram preocupadas com o que elas defendem como valores.
Dessa forma, as iniciativas pautadas pela responsabilidade social e ambiental crescem progressivamente em importância. Além disso, a tendência é de que o público use seu valor a favor das mudanças consideradas relevantes para a sociedade.