Planejamento Estratégico: entenda a importância dele para o crescimento da sua empresa
Planejamento estratégico pode ser compreendido como um plano de futuro que uma empresa almeja alcançar a médio e longo prazo, dessa forma, para se aproximar desses objetivos algumas ações devem ser seguidas para que a empresa se alinhe com as expectativas e conquiste o buying steroids online in usa crescimento desejado.
Definir um plano estratégico é imprescindível para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte. Neste momento histórico qual estamos vivenciando com a pandemia de covid-19, é importante avaliar o caminho percorrido até então e traçar novos objetivos para o novo normal.
O melhor período para realizar o check-up da empresa é entre o fim e início de cada ano, pois esse é o melhor momento para repensar os resultados do ano que passou e se planejar estrategicamente para enfrentar os desafios e pautar as metas qual se deseja alcançar.
No entanto, não existe uma regra e, se houver necessidade você pode realizá-lo a qualquer momento.
O mais importante em se posicionar estrategicamente é o impacto das decisões para o crescimento do seu negócio. Ele cumpre o papel de conduzir todos os outros planos da empresa. É, portanto, uma espécie de mestre para todas as ações. Também é preciso dizer que o planejamento estratégico é capaz de nortear todas as áreas da empresa desde a gestão da organização até o direcionamento específico para as demais áreas como financeiro, marketing e recursos humanos, entre outras, em busca do sucesso.
Entretanto, antes de pautar objetivos e metas, é necessário realizar levantamentos de mercado e de desempenho interno (sempre se baseando em períodos anteriores), tendo em vista a tarefa de indicar prazos e metas coerentes e alinhados com os aprendizados passados.
Para planejar estrategicamente um objetivo é necessário que três perguntas importantes sejam respondidas:
Onde estou?
- Quem é a sua empresa agora, como ela está hoje e qual a importância da sua existência?
Onde quero chegar?
- A resposta a ser definida é, quem a sua empresa deseja ser? (Tamanho, propósito e objetivos)
Como vou chegar lá?
- Qual caminho será necessário traçar para chegar à resposta da pergunta anterior?
Com essas três perguntas respondidas você pode planejar estratégias que determinem o fluxo de crescimento.
E o que fazer para que o planejamento não fique apenas no papel? Essa questão incomoda alguns administradores. Para evitar que todo esse trabalho seja perdido é necessário contar com uma boa governança de execução.
O planejamento estratégico quando é seguido corretamente, aproxima a empresa do seu objetivo de crescimento, além de deixar os planos da empresa alinhados a realidade do mercado e desenvolve uma maior expectativa de realização nas atividades internas com dinamismo, diminuindo o tempo entre um acontecimento e outro, pois as ações quando bem planejadas já estarão previstas no planejamento.
Durante o planejamento estratégico são realizados alguns levantamentos internos, que ampliam os horizontes para o futuro da empresa, permitindo analisar as tendências, concorrências e as ameaças de mercado.
VEJA ABAIXO ALGUMAS DICAS PARA O SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1. Coloque o plano no papel
Comece discutindo as lições aprendidas, reflexões e ideias junto da equipe executiva. Coloque tudo no papel, sem esquecer da missão, visão e os valores, sempre reforçando a importância da empresa no mercado, desde a ideia inicial até o plano final. Documente toda a reunião para que avaliações possam ser realizadas quando necessário.
2. Busque por informações-chave
A próxima pauta é reunir informações relevantes e que possam basear as decisões. Isso perpassa o resultado e desempenho do ano anterior, as oportunidades perdidas, a movimentação do mercado e da concorrência, as especulações e expectativas econômicas, além da produtividade da equipe. É importante pensar também nos investimentos futuros que serão necessários em cada setor da empresa.
3. Defina quem serão os envolvidos
Reúna-se com os cargos decisivos da empresa e paute suas participações nas decisões para o próximo ano. É importante observar os profissionais que melhor se destacaram em cada função para delegar as tarefas corretas para cada membro da equipe, buscando potencializar a capacidade dos colaboradores.
De modo geral, o planejamento estratégico deve funcionar como uma bússola para a sua empresa, apontado o caminho que ela deve seguir para se fortalecer e obter os resultados necessários para o crescimento. É importante entender que ele não tem apenas a função de controle ou supervisão, mas também de determinar as escolhas corretas e a melhor hora de agir.
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