Como o Rh pode atuar na era da Inteligência Artificial?
O Recursos Humanos já está percebendo a necessidade de investir em tecnologias, como a implantação da IA, para agilizar e otimizar os processos do setor. Saiba, agora, como o Rh já pode atuar nessa era da Inteligência Artificial.
Já sabemos que aliar a IA (Inteligência Artificial) às práticas do setor de Recursos Humanos otimiza tempo e torna mais eficaz o cumprimento das rotinas na empresa.
Por meio das análises de dados é possível prever desde contratempos até realizar diagnósticos que contribuem diretamente na tomada de decisões entre gestores e equipes: nas etapas de recrutamento, treinamentos e análises de desempenho, por exemplo.
No entanto, percebe-se que, atualmente, a maioria das empresas ainda está atrasada ou relutante na integração da Inteligência Artificial junto ao Rh. E um dos motivos apontados é o custo. Por isso, nesse artigo, trazemos algumas orientações sobre como a IA pode ser usada, adequadamente, nas empresas no cenário atual.
A Inteligência Artificial vai chegar ao Rh da sua empresa
Dentro das rotinas do Rh, as tecnologias da IA são capazes de oferecer suporte no gerenciamento de processos seletivos ou na avaliação de dados dos atuais colaboradores.
Quando se trata de Inteligência Artificial é válido lembrar de sistemas que transferem o aprendizado e o pensamento humanizado para um computador – tornando-os “inteligentes”.
Ou seja, quanto mais um sistema é alimentado com dados, mais precisamente ele é treinado. Assim, ele terá respostas de forma independente, como no desafio de tomar decisões objetivas, por exemplo.
Para neutralizar essas decisões mais objetivas e deixá-las livres de “rótulos” seria muito mais eficaz escolher um candidato com base em suas qualificações para o trabalho. E isso é, exatamente, uma das principais vantagens do uso da Inteligência Artificial no Rh.
Mas por que ainda existe uma relutância em implementar a Inteligência Artificial no Rh?
Muitos especialistas apontam as barreiras financeiras como sendo uma das principais. Porém, sabe-se também que a falta de pessoas qualificadas para trabalhar com IA e as opções de integração limitadas são algumas das principais razões.
Inteligência Artificial: as vantagens que ela traz para o Rh
São tantas as possibilidades pelas quais os gestores de Recursos Humanos podem trabalhar a partir da Inteligência Artificial, que selecionamos algumas vantagens principais:
- Mais eficiência e agilidade no processo de contratação
Como a IA processa dados muito mais rápido do que seres humanos, ela é capaz de buscar por candidatos mais qualificados que estejam no processo de contratação, bem como economizar o tempo dos gestores. Assim, eles podem se concentrar na análise de dados dos Recursos Humanos e no aprimoramento do planejamento estratégico.
- Sistema de integração mais ágil e mais pessoal
Integrar novos colaboradores pode ser uma etapa mais lenta e, ao mesmo tempo, o Rh quer que os novos colaboradores se sintam em casa. A tecnologia habilitada para fala, no uso da IA, consegue responder às perguntas mais urgentes dos novos colaboradores a fim de que eles possam começar o trabalho em si, de forma mais rápida. Por exemplo, a Inteligência Artificial pode fornecer nomes, locais e detalhes de contato de pessoas com as quais os “novatos” precisam interagir na primeira semana de trabalho.
- Segurança dos dados de colaboradores
Entenda, definitivamente, que a IA é uma maneira segura de lidar com os dados pessoais de seus colaboradores. Um gestor será capaz de acessar as informações de sua equipe por meio de chatbot, por exemplo, e conduzir transações comerciais de Recursos Humanos sem renunciar às suas ferramentas usuais. Além disso, os chatbots são capazes de autenticar colaboradores e fornecer apenas informações autorizadas que permitam ao colaborador acessá-las e fazer transações.
Chatbot: o que ele fará pela minha empresa?
O chatbot desempenha uma função imprescindível no uso da Inteligência Artificial no Rh, atuando como um “assistente inteligente” para a empresa. Dessa forma, o chatbot realiza tarefas como:
- tornar as informações do Rh acessíveis;
- resolver problemas contextuais com ferramentas e linguagem de programação padronizada;
- responder às perguntas pessoais por meio de dispositivos escolhidos pelos gestores;
- fornecer a análise de dados, seleção de algoritmos e diagnósticos;
- automatizar as operações de back office e de negócios por meio de um plugin comum;
Portanto, é fundamental compreender que o Rh nessa chegada da Inteligência Artificial enfrenta uma realidade que impulsiona a aceitar a chegada dessas tecnologias. Afinal, já sabe-se o quanto elas agregam ao ambiente corporativo como um todo, principalmente ao Recursos Humanos.
E, em todas essas etapas, a Evoluzi pode ajudar sua empresa a dar esse salto de qualidade nas rotinas mais efetivas do Rh. Fale conosco e conheça mais da Evoluzi navegando, por aqui, no nosso site.