Cultura organizacional: o que os gestores precisam saber sobre a cultura da empresa
A base de uma empresa são as pessoas que fazem parte dela, ou seja, os colaboradores são os principais elementos para que a instituição prospere, mas para que isso aconteça é importante que todos os que compõem esse quadro, estejam devidamente alinhados com a visão que a empresa deseja passar para o mercado.
O papel do gestor nesse sentido é demonstrar de forma clara e concisa, a importância de todos os que fazem parte da empresa estarem inseridos nessa cultura. Assim, a sua influência será positiva na aplicação dos hábitos necessários para que a empresa tenha a sua imagem bem-definida, tanto dentro como fora da organização.
O que é cultura organizacional?
O termo cultura organizacional também chamado de cultura empresarial ou corporativa, define o conjunto de hábitos e crenças que a empresa emprega por meio de normas, valores e atitudes que são compartilhados de forma integral por todas as pessoas as quais constituem a organização.
A cultura organizacional também é uma forma de representar a percepção e ações que seus líderes tomam hierarquicamente, refletindo na forma como todos ali dentro pensam e agem. Isso significa que a cultura organizacional é representada pelas normas informais e não escritas, as quais orientam o comportamento das pessoas em uma empresa.
Em sua essência, a cultura organizacional é a grande responsável por direcionar a missão da empresa, de forma que, os objetivos destas se tornem cada vez mais evidentes. Portanto, ela deve permanecer alinhada com os demais aspectos das decisões e ações estratégicas, como, direção; planejamento; organização e controle; para que se possa representar melhor a companhia. É importante salientar que a cultura de uma empresa e a liderança andam lado a lado, pois é fundamental que os gestores decidam (ou alinhem) o que a empresa espera de seus colaboradores.
Por isso, algumas questões devem ser avaliadas:
- Os processos são bem-definidos e seguidos à risca?
- A empresa é aberta à inovação, principalmente tecnológica?
- A organização é aberta a ideias?
- Valorizamos o aprendizado ou somos uma empresa rígida?
- O que esperar e como mensurar um bom trabalho?
O líder deve partir dessas definições para que a cultura da empresa represente o objetivo dela, para isso, ele deve ter uma boa governança corporativa.
Qual o papel dos funcionários na cultura empresarial?
Os colaboradores podem aprender a cultura da empresa por diversos meios, partindo de uma visão estratégica dos negócios até outros detalhes como: símbolos materiais, histórias, rituais e cerimônias. Conheça mais detalhes sobre cada um deles:
- Símbolos materiais – entende-se como a comunicação não verbal. Composição da empresa em formato e tamanho físico: salas e mesas, e a disposição dos objetos. Esse simbolismo estabelece o grau de diferenciação ou igualdade, além de distinguir o tipo de comportamento que a empresa espera de quem ocupa uma sala de diretor, por exemplo.
- Rituais e cerimônias – podemos entender que são os eventos que expressam os valores da empresa. Um exemplo disso é estimulo ao desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, o qual desperta o senso de pertencimento que o profissional precisa para realmente vestir a camisa da instituição.
- Histórias – as experiências do passado podem dizer muito sobre o presente, refletindo na conduta e práticas atuais. Além disso, a história da empresa, dificuldades ou eventos especiais, corte ou recolocação de pessoas também podem dizer muito sobre a cultura da empresa.
- Linguagem – a criação de termos próprios para descrever stakeholders ou produtos. A forma de se vestir e os documentos utilizados com a identidade da marca também são maneiras de expressar a cultura organizacional.
Características pessoais e profissionais
Como representantes da empresa, tanto o líder como os funcionários precisam refletir sobre a cultura organizacional desta, bem como contribuir para a consolidação positiva da organização em seu segmento.
A influência dos gestores e líderes
Gestores têm um papel crítico no processo de execução quando a questão é alcançar as metas crucialmente importantes da organização. A imagem dos gestores é a principal influência na cultura organizacional, pois ele é o primeiro a decidir de forma direta no processo de culturalização da empresa e seus indivíduos. Isso porque, eles serão os primeiros a formarem o time da empresa e os responsáveis pelas primeiras contratações, ou seja, cabe a eles difundir a cultura da empresa desde o início, mudá-la, se necessário, com o passar do tempo, mas sempre colocá-la como principal condição da organização para o crescimento contínuo dos negócios.
Além disso, também é papel de um gestor ser exemplo para os níveis hierárquicos inferiores, pois se os demais dirigentes deixam de acreditar e praticar a missão e os valores da organização, facilmente interferirá na crença dos demais colaboradores, gerando uma reação em cadeia.
Por fim, assim como é imprescindível que comunicação da sua empresa esteja ordenada, é preciso também que exista alinhamento entre a postura da organização e de todos os seus líderes. Qualquer contradição nesse meio pode prejudicar a credibilidade das duas pontas.
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