Como a Educação Corporativa pode ajudar na saúde mental das equipes nos ambientes de trabalho?
Hora de entender a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e o quanto a função do Recursos Humanos é fundamental na implementação de ferramentas, como a Educação Corporativa, que contribui diretamente para esse bem-estar.
Atualmente, o Recursos Humanos se depara a todo momento com o tema saúde mental no trabalho, porque diante de tantos transtornos mentais, aumentou consideravelmente o número de afastamentos de colaboradores no ambiente das empresas.
Inclusive, uma estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2022, apontou que a depressão e a ansiedade custam à economia global U$ 1 trilhão ao ano, além da perda da produtividade das pessoas doentes.
Diante desse cenário, o Rh incorpora um dos papéis mais fundamentais e estratégicos dentro das empresas que é oferecer ambientes de trabalho que incentivem à saúde mental.
E, para isso, lança-se mão da Educação Corporativa como uma ferramenta eficaz e assertiva para transformar o ambiente corporativo num local de trabalho propício para a saúde mental dos colaboradores. Continue lendo esse artigo para entender mais.
Saúde mental: o que ela é no contexto organizacional
A princípio, é fundamental entender que a saúde mental é o conjunto de situações individuais, sociais e ambientais que definem o bem-estar psíquico de uma pessoa.
A saúde mental também define como um indivíduo se comporta no mundo onde vive, seja nas decisões individuais, seja nas relações sociais. E dentro do ambiente corporativo, a saúde mental pode ser avaliada conforme o resultado dos impactos que as relações causam em cada pessoa.
Por exemplo, atividades, funções, cargos, estrutura organizacional… Portanto, o setor de Recursos Humanos tem por uma das principais funções do setor criar um ambiente mentalmente saudável para todos os colaboradores.
Saúde mental e a Educação Corporativa dentro das empresas
O Rh precisa ter plena consciência de que falar sobre saúde mental no trabalho é um assunto fundamental para qualquer empresa, até porque, a pessoa passa boa parte de seu tempo dentro dela e são muitos os impactos do trabalho no bem-estar das pessoas.
Já pontuamos, nesse artigo, que a ansiedade e a depressão são os transtornos mais relacionados às pessoas em todo o mundo. Ou seja, tornou-se impossível tratar a saúde mental como um tabu no ambiente corporativo.
Por isso, listamos algumas ações que o Recursos Humanos pode tomar para contribuir para um ambiente corporativo mais saudável para a mente de seus colaboradores. Confira conosco:
- Criação de pesquisas de clima em todos os setores da empresa;
- Capacitação de lideranças de todos os níveis para lidar com questões relacionadas à saúde mental dos colaboradores;
- Definição de políticas efetivas de saúde do trabalho;
- Equilibrar com as áreas as cargas de tarefas sobre cada time.
E nesses quesitos também entra a Educação Corporativa que surge como uma das soluções mais eficazes para que os profissionais do Recursos Humanos consigam acompanhar os resultados tangíveis dessa virada de chave.
A Educação Corporativa é uma ferramenta que surge para impulsionar a saúde mental no ambiente de trabalho. Isso porque, a falta de valorização profissional, cobranças em excesso, pressão para cumprimento de prazos e metas, assédios morais, falta de perspectiva profissional, ausência de feedbacks, ambientes estressantes.
Estes são alguns pontos que mais aparecem como responsáveis pelos desgastes psíquico e emocional no ambiente de trabalho. A Evoluzi está preparada para auxiliar o Rh a implementar a Educação Corporativa nas empresas e consolidar ambientes mais saudáveis mentalmente para os colaboradores. A Evoluzi quer ser a parceira ideal do Rh nessa jornada.