Infoxicação: você sabe o que é? Será que sua empresa está sendo atingida? Saiba aqui
Aprenda o que é Infoxicação e saiba como evitar ou minimizar esse processo de excesso de informações no ambiente de trabalho melhorando a eficácia da comunicação interna com os colaboradores.
O nome parece estranho e complicado, mas não é… A infoxicação é o resultado da fusão de duas palavras muito conhecidas no nosso dia a dia: informação e intoxicação.
Portanto, a infoxicação refere-se ao excesso de informações que recebemos todos os dias, seja no âmbito profissional, seja no pessoal. E dentro das empresas todo esse excesso de informações causa certa “intoxicação” na mente dos colaboradores.
A infoxicação gera dificuldades de assimilar tantos conteúdos que chegam e isso gera desde estresse até ansiedade, comprometendo a saúde mental. Conforme uma pesquisa feita pela Data Never Sleeps, em 2022, os números nas redes sociais eram esses:
- 195% no volume de buscas do Google;
- 1.041% no tempo de conteúdo disponível no YouTube;
- 1.933% no compartilhamento de imagens no Instagram;
- 347% no número de tweets compartilhados.
Esses índices são estarrecedores, concorda? Mas para saber como se comunicar com seus colaboradores e interagir com o ambiente corporativo sem provocar essa infoxicação, continue lendo esse artigo e aprenda.
Vamos lá?
Excesso de informações nas empresas: há como evitar a infoxicação?
Não há fórmula mágica para isso. Neste caso, o bom senso é primordial para saber a maneira eficaz para usar as ferramentas e a tecnologia na hora de comunicar de modo assertivo e de maneira leve.
Atualmente, empresas e colaboradores enfrentam o mesmo desafio: gerenciar a quantidade de informações que precisam ser assimiladas. Ao fazer esse gerenciamento de modo correto, consegue-se um controle dos conteúdos evitando o excesso.
Até porque, considere que o ambiente corporativo compartilha diversos temas que abordam desde o bem-estar, entretenimento até assuntos mais específicos como gestão e finanças e isso facilita o surgimento da infoxicação.
Lembre-se que, primeiramente, os colaboradores de uma empresa precisam saber como funciona aquele ambiente corporativo, quais são os produtos ou serviços que ela oferece, o que faz o Rh, quais são os benefícios que ele tem, quem são os clientes da empresa…
Ou seja, essas informações internas precisam estar claras e chegar de modo eficaz aos colaboradores que estão sempre conectados às mídias sociais e à internet como um todo. Principalmente, após o período da pandemia do Coronavírus.
Imagine quantas notificações por e-mail os colaboradores recebem diariamente? Quantas mensagens de WhatsApp, redes sociais e intranet chegam para eles? É uma avalanche de informações, uma verdadeira infoxicação nos ambientes de trabalho.
Rede social corporativa: ferramenta eficaz na comunicação interna seletiva
Veja as três dicas que pontuamos para tentar ajudar a sua empresa a evitar o excesso de informações entre seus colaboradores. O uso da rede social corporativa é fundamental nesse processo. Confira:
- Busque segmentar as informações da sua empresa
Nem todas as informações devem ser comunicadas a todos os colaboradores de uma empresa. É necessário identificar os diferentes públicos que há nela, segmentá-los e, depois, enviar as comunicações conforme a relevância de cada equipe. Separe por cargos, setores, equipes, gêneros, se tem ou não filhos, solteiros, casados, localização…
Isso diminuirá as interrupções no trabalho e ainda fará com que os colaboradores percebam que as comunicações recebidas por eles são, de fato, relevantes e pertinentes, ampliando o engajamento deles e a absorção do conteúdo.
2. Seja objetivo e tenha clareza para informar
Qual será o objetivo da sua mensagem: educar, parabenizar, convidar para uma ação, informar fatos, agradecer, dar as boas-vindas… Feito isso, tenha objetividade na hora de fazer a comunicação interna evitando a infoxicação.
Escreva mensagens claras, diretas, atentando-se aos erros ortográficos e evite textos mais extensos do que o necessário, para aquele momento. Saiba que a atenção do seu colaborador está sendo disputada por outros estímulos e demandas de trabalho.
- Crie conteúdos que sejam ricos e relevantes para sua audiência (colaboradores)
Tenha equilíbrio entre o que deseja comunicar e o que seus colaboradores precisam saber. Para isso, lance mão de pesquisas para conhecer melhor seu público interno e quais as preferências e conteúdos que ele deseja consumir, em qual formato, em quais horários.
Assim, a empresa conseguirá criar conteúdos relevantes, ricos de informação e muito mais efetivos, sem causar a infoxicação. Mas lembre-se que as lideranças em parceria com o Rh devem encorajar a participação de todos os colaboradores.
Além disso, sem o trabalho de uma equipe eficiente que produza conteúdos e abasteça a rede social corporativa, tornar-se-á muito desafiador atingir resultados positivos e fortalecer a comunicação interna.Continue acompanhando a Evoluzi nas nossas redes sociais e compartilhe nossos conteúdos com outros colegas que também precisam saber dessas informações sobre a infoxicação nos ambientes corporativos e como evitá-las.