Dicas sobre como aplicar IA no Rh
Saiba como usar a Inteligência Artificial no Recursos Humanos da sua empresa e alcance a automatização dos processos, a otimização do tempo, mais agilidade nas tomadas de decisões e aumento na competitividade do seu negócio.
A IA (Inteligência Artificial) é uma das mais recentes ferramentas que vem impactando as empresas e modificando o relacionamento delas com seus clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros comerciais.
As decisões autônomas são algumas das novidades que a Inteligência Artificial é capaz de aprender a fim de automatizar tarefas repetitivas, por exemplo. Além disso, a IA também consegue realizar atividades que, antes, apenas a inteligência humana e seus comandos eram capazes de fazer.
E um dos setores corporativos que mais está absorvendo os benefícios e praticidade da IA é o Recursos Humanos e trazemos, nesse artigo, algumas dicas práticas sobre como a sua empresa pode aplicar o uso da IA no Rh. Vamos entender?
IA: saiba o que é e como ela funciona?
Vinda especialmente da Ciência da Computação, a Inteligência Artificial é o desenvolvimento de sistemas e máquinas que se tornam capazes de realizar atividades que se assemelham à inteligência humana
Isso é possível graças aos sistemas que se alimentam de uma enorme quantidade de dados e algoritmos que fazem a análise de informações, identificam padrões e conseguem tomar decisões assertivas com base, justamente, nesses dados.
E toda essa inovação impacta os ambientes corporativos, porque neles a função da IA é otimizar os processos, personalizar as experiências dos clientes, impulsionar as tarefas operacionais, aprimorar a segurança cibernética e automatizar as tarefas repetitivas.
E para todos esses sistemas e processos funcionarem, a Inteligência Artificial precisa de, basicamente, três etapas: a coleta de dados, o processamento de todas essas informações pelos algoritmos e, por fim, a tomada de decisão da IA, conforme o que foi feito pela programação.
Inteligência Artificial nas empresas: quais são os benefícios?
São muitos os benefícios para as empresas que utilizam a IA em seus processos e demandas diárias. Embora sejam pontos positivos diferentes, todos eles têm em comum um aumento na produtividade da empresa, o que impacta no seu potencial competitivo.
É importante ressaltar, inclusive, que a Inteligência Artificial pode ser utilizada desde a personalização da experiência do cliente até na área administrativa da empresa, incluindo também a gestão de pessoas.
Um dos benefícios que ficam evidentes é o aumento da eficiência nos processos, porque eles podem ser automatizados permitindo às equipes terem mais eficiência na conclusão das atividades reduzindo os erros que possam surgir.
Outro benefício para as empresas que utilizam da IA em seus processos e demandas é a redução nos gastos operacionais, já que menos erros e menos intervenção humana resultará em menos gastos. Além disso, a Inteligência Artificial também possibilita identificar rapidamente eventuais problemas, por meio da análise preditiva. Isso faz com que os gestores tenham mais agilidade para evitar ou solucionar contratempos.
E ainda a IA traz melhorias na produtividade dos colaboradores, porque a tecnologia automatiza muitas atividades do cotidiano, permitindo, assim, que os colaboradores possam atender demandas que exigem ações com mais valor agregado para o negócio.
Como o Rh pode aplicar a Inteligência Artificial no ambiente corporativo?
Uma das aplicações mais eficientes da IA no Rh é no processo de recrutamento e seleção de candidatos às vagas da empresa. Isso porque, as ferramentas da Inteligência Artificial conseguem analisar uma quantidade grande de currículos automaticamente.
Durante esse processo, a IA consegue identificar os candidatos mais adequados às vagas que há na empresa, conforme os requisitos específicos elencados por ela.
E, por isso, diante dessa facilidade, ter a IA no Rh simplifica os processos de seleção de currículos, que poderia ser bem mais longo se fosse realizado manualmente.
E não para por aí… Depois de concluído o processo de recrutamento e seleção, as ferramentas da Inteligência Artificial têm uma função muito importante na gestão de pessoas.
Ela poderá, por exemplo, personalizar o desenvolvimento individual de cada colaborador, identificando as necessidades e monitorando o desempenho profissional de cada um.
Ainda no Rh, a IA fica apta a coletar e analisar os dados sobre a jornada do colaborador observando as tendências de satisfação, produtividade e rotatividade na empresa. Diante disso, as tomadas de decisões são mais ágeis e a implementação de estratégias que melhorem o ambiente de trabalho podem ser feitas com mais rapidez e assertividade.
É válido mencionar também que a Inteligência Artificial é uma aliada eficiente para otimizar os processos de integração dos novos colaboradores ao automatizar atividades simples, como o preenchimento de formulários e até de treinamentos online.
O nível de satisfação dos colaboradores também pode ser mensurado pelas ferramentas de IA que vão utilizar os dados de interação com comunicações internas para analisar os sentimentos e percepções dos colaboradores.
Para explorar ao máximo os benefícios da IA é importante reconhecer que suas ferramentas são acessíveis e precisam ser usadas para complementar, e não substituir, as capacidades humanas.
Sabendo disso, o Rh pode valer-se da capacidade que a IA tem de analisar uma grande quantidade de dados em um curto período para entender o comportamento do cliente, analisar a concorrência e prever as tendências do mercado no segmento no qual atua.
A partir daí, as empresas que se valeram do uso da Inteligência Artificial podem ter insights para a criação de um novo produto ou serviço e, inclusive, perceber de antemão alguma falha estratégica ou nos processos que poderá ser evitada de antemão.
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