O que é Turnover e quais são os diferentes tipos?
Se você já escutou falar sobre turnover, mas ainda não sabe o que significa, nesse artigo vamos te explicar o que é o turnover e quais são os diferentes tipos que existem no ambiente das empresas, onde eles se tornaram um desafio para o Rh.
A constante admissão e demissão de colaboradores em um determinado período de tempo reflete no índice de turnover, que serve para mensurar a rotatividade de colaboradores numa empresa.
Se você não entendeu ao certo o que é turnover e quais são os diferentes tipos dele, fique atento aos próximos parágrafos e saiba quais os diversos fatores que influenciam nesse cenário.
A princípio, tenha claro que o turnover pode levar à constante perdas de talentos e gerar mais custos por causa da contratação e treinamentos de novos funcionários, além do desgaste emocional que pode surgir.
Então, acompanhe esse artigo até o fim e entenda melhor o que é turnover e quais são os diferentes tipos que ele se apresenta no mundo corporativo. Continue…
Quais as principais razões que causam o turnover nas empresas
Existem várias razões e muitas delas estão relacionadas ao comportamento das lideranças, já que 7 em cada 10 profissionais admitiram essa realidade, de acordo com o levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page.
Isso mostra que, geralmente, o turnover ocorre de cima para baixo, como a falta de feedback dos gestores, por exemplo; o excesso de trabalho e a ausência de autonomia também são apontados como causas de turnover.
A falta de perspectiva de crescimento, de oportunidades, a ausência de uma cultura organizacional, benefícios mais atrativos, falta de incentivo com o bem-estar mental são outras razões listadas pelos colaboradores que optam pela demissão aumentando, assim, a taxa de turnover.
Conheça agora os três tipos de turnover
Engana-se quem pensa que o turnover ocorre somente quando alguém pede demissão ou é demitido pela empresa. Ele também ocorre quando surgem aposentadorias, afastamentos, transferência de colaboradores…
Por isso, é importante saber quais os tipos de turnover existem a fim de sua empresa se empenhar para tentar reduzir os índices desse cenário negativo no mundo corporativo.
- Turnover involuntário
É quando a decisão da demissão do colaborador é tomada pela própria empresa empregadora. Nessa situação, a empresa irá arcar com todas as despesas trabalhistas, conforme a legislação vigente.
- Turnover funcional
Sabe aquele colaborador que já vem apresentando baixo rendimento ou está fora do alinhamento da empresa? Pois bem, quando esse perfil de colaborador pede demissão da empresa ocorre o turnover funcional.
Por isso, ele recebe esse nome de “funcional”, porque é uma situação positiva, visto que o Rh reduz os gastos com encargos trabalhistas na hora da demissão e abre-se uma oportunidade de contratação de outro profissional mais alinhado com a visão da empresa.
- Turnover disfuncional
E, por fim, esse tipo de turnover disfuncional, que é aquele que a decisão de sair da empresa ocorre de modo unilateral por parte do profissional. Esse tipo de turnover é exatamente o que a empresa não quer. Até porque, muitas, vezes, um talento de alto desempenho recebe propostas melhores e sai da empresa atual.
Nesse momento, fica evidente a importância de o Rh participar e conduzir uma entrevista de desligamento do colaborador a fim de conseguir ter o feedback necessário para traçar melhorias e estratégias que evitem outros desligamentos unilaterais indesejados.
Nesse sentido, é válido frisar que ter gestores capazes de criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis contribui com a redução de índices de turnover, além de criar um ambiente corporativo mais atrativo e capaz de reter talentos aumentando, assim, seus resultados.
Nesse sentido, preocupar-se com o engajamento e com a retenção de talentos se tornou uma necessidade para os gestores de Rh. Afinal, geralmente, 7 em cada 10 profissionais podem estar insatisfeitos com o trabalho.
Além disso, há uma parcela significativa de colaboradores que gostariam de fazer algo diferente do que fazem atualmente para se sentirem mais motivados. Portanto, reduzir esse alto índice de turnover é uma das principais prioridades do Recursos Humanos para 2024.
E para auxiliar nessa jornada, nós, da Evoluzi, estamos à disposição para contribuir com o Rh e com os demais gestores da empresa. Principalmente, tornando-nos verdadeiros aliados do Recursos Humanos na busca por treinamentos de lideranças que as conduzam à atualização de conhecimentos.