5 dicas da neurociência para melhorar a sua produtividade.
A produtividade, agilidade e o foco têm se tornado temas cada vez mais citados e o mercado tem exigido cada vez mais responsividade e adaptabilidade de seus colaboradores, principalmente neste momento de pandemia, no qual a rotina do trabalho presencial foi substituída pelo home office e trabalho hibrido. Para alguns colaboradores essas mudanças foram benéficas, muitos se sentiram mais confortáveis ao trabalharem em casa e até mais produtivos com o passar dos dias, outros tiveram mais dificuldades de encontrar um firmamento nesses modelos.
Independentemente do formato de trabalho, percebemos que a relevância do tema passa pelo indivíduo e também pelas empresas. Muitos CEO’S querem profissionais com pensamentos estratégicos e capazes de executar múltiplas tarefas, mas a realidade é que a produtividade não pode se tornar uma sobrecarga, por isso, é fundamental se conhecer, assim como é necessária a empresa conhecer seu funcionário.
O autoconhecimento é saber o que você faz mais rápido, o que demanda mais tempo e no que você precisa de ajuda para execução. Autoconhecer-se é essencial para o processo de ter mais foco no trabalho. É importante lembrar que você precisará estar sempre se reconhecendo nessa caminhada, pois, à medida que amadurecemos, conhecemos novas práticas e técnicas diferentes para sermos mais produtivo, as quais testamos para atingir o melhor. Por isso, preparamos 5 dicas neurocientíficas que podem ajudá-lo a começar a praticar desde já, e de forma simples, tornar-se mais produtivo.
Não exagere na sua lista de tarefas
O nosso cérebro é, muitas vezes, comparado a um robô, mas ele não é, então por mais que você queira executar algo no qual tenha dificuldade, ou aprimorar aquilo que já possui algum conhecimento, a excelência só virá com a prática. Portanto, não exagere na sua lista de tarefas, execute aquelas que conseguir e dia após dia vá acrescentando outras das quais se sente capaz de completar. Assim, as chances de você se frustrar e desanimar serão menores, dessa forma, aprimorará aos poucos a sua agilidade.
Escolha um único espaço da casa para trabalhar
Como consolidar um hábito exige repetição, para aqueles que trabalham em Home Office, é importante ter um “escritório próprio” dentro de casa, ou seja, um espaço no qual você pode se dedicar à sua função de forma que não seja tirada a sua atenção. Para muitas pessoas, a quebra da rotina faz com que o cérebro demore um certo tempo para entender como ele deve agir. É como aquele lapso de memória que acontece muito quando vamos até um local fazer algo, e quando chegamos lá, não lembramos o que fomos fazer.
O trabalho não é simplesmente um trabalho, nós criamos conexões emocionais com o ambiente, com os colegas de trabalho e com nossas ferramentas as quais utilizamos, por isso, quando você sai da rotina, é natural se sentir um pouco “perdido”, portanto, evite essas mudanças de ambientes com frequência.
Mesa organizada e com o que você mais precisa ao seu alcance
A falta de organização ou o acumulo de coisas para fazer tende a deixar as mesas sempre cheias. Sabine Kastner, uma psicóloga da Universidade de Princetown (EUA), descobriu que o córtex cerebral tem grande sensibilidade à desordem visual, o que prejudica a atenção e esgota as funções cognitivas rapidamente. Dessa forma, mantenha à vista somente o essencial para a execução do seu trabalho.
Elimine uma tarefa de cada vez
De um lado, os problemas pessoais aguardando soluções. Do outro, prazos e cobranças nos aplicativos, gerenciadores de tarefas e e-mail. É essencial parar um tempinho e respirar. Tenha pensamento estratégico. Separe os problemas pessoais, do trabalho; entenda quais demandas são mais importantes e urgentes e quais têm prazos maiores. Responda a uma solicitação por vez e gerencie melhor suas decisões, atenção e energia.
A professora Camila Campanhã, a qual dá aula na Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, destaca, que “a capacidade de fazer várias tarefas simultaneamente é um mito. O cérebro apenas alterna o foco de uma coisa para outra, em um processo que gasta recursos e causa sobrecarga cognitiva”. O estresse de tentar ser multitarefa ainda derruba o neurotransmissor dopamina, fundamental para a saúde psíquica, atenção e produtividade.
Utilize suas atividades pessoais como treino
Utilize as atividades do seu dia a dia para organizar seu tempo no que tange exercício físico, alimentação, conexão e bem-estar. Organizando a sua vida pessoal, você consegue levar isso para o cotidiano do seu trabalho com mais naturalidade. No final de cada semana, avalie essas esferas da sua rotina e se você está praticando menos exercício que desejava, ou se sua conexão/relação com os outros não está acontecendo, tente focar nelas para outra semana e, assim, ao fim do mês, você conseguirá ir se equilibrando.
A produtividade é essencial para a execução de trabalhos mais ágeis e de grande demanda, mas é importante habilitar essa produtividade sem causar grandes frustrações e cansaço, pois, dessa forma, a reação do seu cérebro e da sua saúde serão opostas.