Atenção, gestor! Você já ouviu falar em Inner Skills?
Aprenda a entender um pouco mais sobre o que são as Inner Skills e como líderes e gestores podem incentivar o desenvolvimento dessas habilidades em seus colaboradores.
Inner Skills, você já ouviu falar sobre essas habilidades intrapessoais?
O conceito ainda é recente no Brasil, mas – aos poucos – já está ganhando espaço no meio corporativo. Principalmente, entre gestores e líderes com ampla experiência profissional.
Provavelmente, você já saiba sobre as Soft e Hard Skills. Duas habilidades muito usadas para desenvolver aptidões profissionais. No caso da Hard Skills, trata-se do domínio de uma técnica, metodologia ou tecnologia no ambiente de trabalho.
Já as Soft Skills são habilidades sociocomportamentais as quais impulsionam a interação entre os profissionais e com as demais pessoas ao redor. Por exemplo: desenvolvimento de projetos mais complexos, trabalhos em equipes, etc…
E, agora, temos as Inner Skills. Vamos entender um pouco mais sobre essas mais recentes habilidades corporativas? Continue lendo nosso artigo e compartilhe com outros colegas que também precisam saber desse assunto.
Afinal, o que são as Inner Skills?
De modo geral, as Inner Skills dependem intrinsecamente de cada pessoa para serem desenvolvidas e aplicadas. Elas são habilidades que potencializam nosso controle emocional e nossa consciência.
O alicerce das Inner Skills é o autoconhecimento. A partir dele, cada indivíduo passa a compreender melhor sua própria mente, emoções e sentimentos, já que essa tríade é um tripé importante para iniciar o autoconhecimento.
As Inner Skills ainda precisam ser amplamente divulgadas e ensinadas porque elas são as mais difíceis de serem analisadas. Até porque, a Soft Skills e a Hard Skills não são tão subjetivas e, portanto, tornam-se mais fáceis de terem seu desenvolvimento percebido no ambiente corporativo.
Por outro lado, as Inner Skills estão diretamente ligadas à autoconsciência e ao controle de nossas ações. O autodomínio também é levado em conta e os ambientes externos não interferem diretamente nessa habilidade.
Ou seja, podemos praticá-las mesmo estando sozinhos, pois a autoconsciência é um dos fatores que mais determina o uso das Inner Skills.
A prática do autoconhecimento é o pontapé inicial para identificar eventos intrapessoais e como lidamos com cada um deles. Sem esse ‘olhar para dentro de si’ é, praticamente, impossível desenvolver as Inner Skills.
Atualmente, líderes e gestores precisam atualizar seus conhecimentos e entender melhor essas transformações no mundo corporativo a fim de identificarem colaboradores que tenham habilidades, como as Inner Skills, ou que precisam de incentivos para desenvolvê-las.
Líderes e gestores podem incentivar o desenvolvimento das Inner Skills em seus colaboradores?
A resposta é sim! Quando os colaboradores se sentem fortalecidos internamente, eles apresentam mais condições de agir influenciando o ambiente onde estão e impulsionando mudanças que sejam necessárias.
No entanto, sabemos que desenvolver as Inner Skills dependem muito mais da própria pessoa do que qualquer incentivo externo. Por isso, incentivar essas habilidades intrapessoais não é uma tarefa fácil.
Porém, as empresas, seus gestores e líderes podem colaborar promovendo práticas positivas, momento de meditação, sessões de autoconhecimento, terapias individuais, ou em grupos, como também, palestras reflexivas…
Mas é preciso deixar claro que essas ações coletivas não vão impactar a todos os colaboradores de maneira igual e nem ao mesmo tempo, concorda?
Será necessário que líderes e gestores tenham atenção redobrada ao comportamento individual de seus colaboradores e, até mesmo, disponham de um acompanhamento mais personalizado a fim de identificar quais são as Inner Skills de cada colaborador.
Em linhas gerais, o principal incentivo da empresa é o autoconhecimento de seus colaboradores. Líderes e gestores precisam estar alinhados com essa política organizacional da empresa para que possam oferecer ferramentas que ajudem no desenvolvimento das habilidades de Inner Skills.
E agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que são as Inner Skills já pode dar início a alguns projetos corporativos que facilitem o desenvolvimento dessas habilidades por meio de ferramentas, como cursos, palestras, ações coletivas e até individuais, bem como sessões de autoconhecimento.
E aproveitando que você está aqui, no nosso Blog, conheça mais sobre nossa plataforma e todos os cursos curados e online que oferecemos para gestores e líderes de alta performance.
Temos parceria com as melhores escolas de negócios do Brasil e cursos atualizados que sempre visam atender às demandas dos executivos que precisam manter suas equipes de líderes e gestores alinhados com as transformações no mundo corporativo.