Em 2021 a gestão de Reputação alcança um patamar ainda mais estratégico nas organizações
O ano de 2020 foi marcado por acontecimentos intensos, fatos estes que mudaram a consciência e o olhar da sociedade diante da nova realidade que está surgindo.
Essas mudanças impactaram e ainda irão impactar cada vez mais a gestão de reputação e o posicionamento das lideranças, os quais exigirão alcançar um patamar ainda mais estratégico.
A partir desse ambiente inédito do último ano e das mudanças que acometeram toda a sociedade, principalmente, o mundo dos negócios, o nível de relacionamento e a forma como ele atingirá os interesses, carecerão de um alinhamento de ideias entre líderes e empresas com seus stakeholders.
Na prática, isso quer dizer que as mudanças não ficarão somente aqui fora, mas adentrarão o mundo corporativo, tais quais dos negócios, das pequenas, médias e grandes empresas. O primeiro ponto a ser atingido é a comunicação, pois seguir o modelo “antigo”, o qual é olhar somente para dentro, já não servirá mais. Agora o momento é de posicionamento e caso ele não seja realizado, as cobranças virão em algum momento lá na frente.
A expressão “ficar em cima do muro”, muito usada nos últimos tempos, traz a presunção de alguém que deseja evitar conflitos ou esperar algum consenso. Isso já deu a entender que não funciona mais como uma “estratégia” exigindo, assim, que o posicionamento aconteça, pois o envolvimento dos stakeholders está se tornando progressivamente mais influente devido à identificação de causas em comum e não somente necessidade, desejo ou qualidade.
Esse movimento de se expressar e se posicionar no mercado, também exige cada vez mais atenção ao que está movimentando os interesses, tendências, comportamentos e formando os valores dos indivíduos, assim como na instituição familiar e da sociedade como um todo. Além de ser extremamente importante para a consistência, ao apresentar na prática o que está sendo dito, pois com o crescimento da expectativa na eficiência das corporações, é natural que seja esperado esse relacionamento como fonte de influência e transformação.
A partir dessa posição, cresce também a responsabilidade social, tanto por envolvimento, como também por parte da estratégia de comunicação. Assumir compromissos, é conquistar engajamento e alimentar a expectativa de que a empresa vai além, ao utilizar ações orgânicas, ou seja, vindo de fora para dentro e trazendo resultados reais.
Dessa forma, é importante estar sempre atento a evolução do mercado, da tecnologia e das tendências, como também da comunicação, dos valores sociais e aos temas emergentes. Evoluir faz parte do processo para chegar ao sucesso, por isso é importante buscá-la constantemente.