Benefícios e impactos da IA no RH
Entenda agora como a Inteligência Artificial (IA) impacta no Recursos Humanos (Rh) e quais os principais benefícios que ela traz para o setor e para a empresa como um todo, sem eliminar a humanização nos processos.
Quais são os benefícios e impactos da Inteligência Artificial (IA) no Recursos Humanos? Você já percebeu o avanço da tecnologia nesse setor e o quanto a IA tem contribuído ao longo de todos esses anos para tornar o Rh mais estratégico?
Vamos citar, aqui, uma pesquisa feita pelo Cetic.Br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) que mostra 22% das empresas pequenas e 37% das maiores que já utilizam da IA no seu dia a dia, desde o ponto eletrônico até softwares que deixam os processos menos burocráticos.
Diante disso, que tal saber mais sobre os benefícios e impactos da IA no Rh lendo os próximos parágrafos desse artigo? Vamos começar entendendo mais sobre o conceito da Inteligência Artificial. Boa leitura!
Inteligência Artificial: o que é essa tecnologia?
“Ensinar as máquinas”. Esse era o objetivo do professor americano Jhon McCarthy, em 1955, quando ele selecionou um grupo de cientistas para estudarem uma maneira de tornarem as máquinas inteligentes.
O que eles queriam era permitir que os equipamentos fossem capazes de perceber e identificar padrões, resolver cálculos e realizar análises, sempre de maneira automática e gradativa.
E como a IA chegou ao Recursos Humanos nas organizações?
Não há como fugir ou ignorar o avanço da tecnologia em todo o mundo e em todos os setores, não é mesmo? A ascensão dela praticamente obrigou muitas empresas a investirem em modelos que tornem menos burocráticas as rotinas corporativas.
Com isso, as empresas perceberam a possibilidade de aumentar a competitividade no mercado bem como agilizar vários processos e reduzir os erros do cotidiano.
Mas como a IA impacta no Recursos Humanos refletindo em todos os demais setores da empresa? A resposta é menos complexa do que se imagina…
Aqueles processos operacionais repetitivos podem ser otimizados com a IA. Ela também consegue reduzir a burocracia tornando o Rh mais estratégico em suas ações.
Os gestores podem receber informações mais precisas sobre seus colaboradores, já que a IA facilita os processos na gestão de pessoas facilitando as tomadas de decisão.
E toda essa agilidade e facilidade podem ser percebidas, por exemplo, nos processos de recrutamento e seleção pelo Rh. Mas, é claro, que a IA terá um bom desempenho se houver uma combinação eficaz entre ela e os profissionais da empresa.
Inteligência Artificial: quais os impactos que ela traz para o meio corporativo?
O crescimento profissional mais rápido e efetivo é um destes impactos nas empresas que utilizam da IA no Rh. Porém, há muitos outros benefícios que impactam positivamente nas organizações.
Vejamos os principais deles:
- Mais eficiência nas operações
Essa conclusão é por causa do aumento na assertividade das decisões tomadas pelos gestores. Isso porque, com a IA no Rh os processos são feitos com base em dados concretos e isso resulta em informações de qualidade que tornam, inclusive, as tarefas mais eficientes.
- Redução de custos operacionais e mais produtividade
A automatização dos processos considerados repetitivos é uma das principais conquistas da IA no Rh quando o assunto é redução de custos. Por exemplo, a seleção de currículos feita de modo automatizado reduz muitos custos operacionais desnecessários.
Inclusive, a IA auxilia de forma direta na escolha assertiva de um candidato para contratação e isso evita que o novo colaborador deixe a empresa repentinamente e cause gastos com novos processos seletivos e verbas rescisórias.
Além disso, com a IA no Rh os processos seletivos ficam mais fáceis e mais rápidos, porque a empresa economiza tempo de avaliação e seleção dos currículos, já que a inteligência artificial faz uma análise prévia cruzando dados e selecionando os candidatos que mais se identificam com o perfil da vaga.
Mas a Inteligência Artificial está em quais áreas do Rh?
O objetivo da IA é fazer com que o Recursos Humanos atue de maneira mais estratégica na empresa e não se limite às questões burocráticas. Já citamos nesse artigo o exemplo do setor de Recrutamento e Seleção.
Ele pode ter um controle mais automático dos currículos, eliminado os candidatos que não se adequam ao perfil da vaga. Isso faz com que as contratações sejam mais assertivas e rápidas, economizando tempo de trabalho.
Outro setor que também se beneficia da IA no Rh é o controle de jornada que tem esse processo feito por meio de um suporte de tecnologia e de softwares de Rh. Assim, o controle de jornada deixa de ser feito pelo trabalho humano reduzindo erros de anotações de entrada e saída dos colaboradores.
Aliás, você já escutou falar ou até mesmo já viu o registro de ponto sendo feito por aplicativo ou pelo QrCode, o que torna o fechamento da folha de pagamento, por exemplo, um processo que pode ser feito em minutos e de modo automático.
E o que dizer dos treinamentos e desenvolvimento de pessoas que é outro setor que se beneficia da Inteligência Artificial. Com ela, o Rh consegue mensurar exatamente a necessidade de aprendizado dos seus colaboradores.
Assim, torna-se mais fácil organizar um treinamento que, de fato, irá contribuir para o desenvolvimento em potencial dos colaboradores.
Viu? O quanto a IA no Rh traz impactos e benefícios diretos nos resultados das empresas? Agora, você aprendeu que automatizar os processos torna a sua empresa mais estratégica e menos burocrática. Isso reflete na competitividade no mercado e na assertividade também.
Se você gostou do conteúdo desse artigo, compartilhe-o com seus colegas e nas suas redes sociais, lembrando sempre que a IA no Rh deve servir apenas como um suporte ao trabalho humano, e não como uma ferramenta de eliminação da humanização.