Team Building: entenda essa metodologia
O sucesso organizacional de uma empresa precisa, necessariamente, da colaboração eficaz aliada a coesão dos colaboradores, principalmente nesse cenário dinâmico no qual as empresas vivem, atualmente.
E, para que esse sucesso organizacional aconteça de maneira mais gratificante para os envolvidos é importante inserir a metodologia Team Building em todos os contextos.
Essa metodologia facilita a busca por interações humanas mais significativas no ambiente corporativa e fortalece laços entre os integrantes das equipes incentivando a colaboração e a comunicação assertiva e a coesão interna.
Nesse artigo, vamos entender mais detalhes sobre a construção de equipes, que é a Team Building, como ela funciona e quais são os benefícios para as empresas que adotam essa metodologia. Acompanhe os próximos parágrafos e boa leitura!
Entenda o que é Team Building e como ela funciona
Já adiantamos que se trata de uma metodologia facilitadora das interações humanas nos ambientes de trabalho, mas ela também vai além disto quando é usada para contribuir no desempenho coletivo de um grupo de trabalho.
A partir de um conjunto de estratégias planejadas a Team Building envolve ações e práticas que visam melhorar a interação entre os integrantes das equipes, inclusive solucionando conflitos e aumentando a produtividade das equipes.
É válido ressaltar que essas ações de Team Building podem incluir desde jogos até desafios que exijam tomadas de decisões e muito trabalho em equipe. O que importa é incentivar de modo prático e eficaz a interação das equipes para que construam laços fortes.
O planejamento é a peça-chave estimulando a colaboração e a comunicação interna entre as equipes da empresa para quer construam confiança mútua e consigam solucionar problemas.
Quais os benefícios dessa metodologia para as empresas
Eles são vários, mas vamos pontuar, nesse artigo, os mais vantajosos para as empresas que investem em Team Building. Confira:
- Fortalecimento das equipes: com a Team Building os integrantes das equipes identificam com mais clareza suas habilidades individuais e ampliam o espírito de equipe dentro do grupo;
- Mais motivação e engajamento: as equipes tornam-se mais coesas e aumenta o sentimento de pertencimento que impacta diretamente nos resultados da empresa e na maior produtividade das equipes.
- Comunicação interna mais bem estruturada: com a Team Building o foco pode ser a comunicação interpessoal com os integrantes das equipes expressando seus sentimentos, inseguranças e anseios que podem reduzir os conflitos internos e os mal-entendidos no ambiente corporativo.
- Mais criatividade e inovação: com o pensamento criativo as equipes facilitam as ações para superar os desafios propostos pela metodologia Team Building incentivando a cultura de inovação na busca por soluções mais criativas dentro das empresas.
Como o Rh pode implementar o Team Building nas empresas?
O Recursos Humanos precisa de muita estratégia e cautela na hora de implementar a Team Building na empresa para que ela seja bem-sucedida. É fundamental que o Rh avalie as necessidades da equipe e perceba os pontos fracos e fortes que precisam ser trabalhados.
Dessa forma, definir as atividades e ações que serão mais apropriadas dentro da Team Building ficará mais fácil e assertivo e, assim, os objetivos da empresa se tornam mais claros para as equipes.
Outro passo é escolher as atividades e ações que mais se alinhem a esses objetivos e, para isso, pode-se incluir jogos de estratégia e raciocínio lógico, dinâmicas de grupo e competições saudáveis sempre inclusivas e acolhedoras focando na coesão da empresa.
Veja alguns exemplos que pontuamos nesse artigo:
- Jogos de quebra-gelo: são apresentações rápidas e simples que tem por meta “quebrar o gelo” e tornar a comunicação mais fluida.
- Dinâmicas de grupo: a ideia é fazer com que os integrantes das equipes se envolvam com tarefas conjuntas e enfrentem desafios criando ambientes para aprendizagem mútua, colaboração e resolução de conflitos.
- Jogos de raciocínio e estratégia: o propósito é envolver as equipes em situações que exijam planejamento e coordenação que aprimorem as habilidades de cada um, como a tomada de decisões que impactem no resultado do sucesso da empresa.
- Competições saudáveis: aqui o foco não é vencer, mas sim enfatizar a cooperação, a comunicação assertiva e os esforços coletivos que incentivem a colaboração mútua entre as equipes.
Viu? Como é importante implementar a metodologia Team Building na sua empresa? Agora você já sabe o que é ela e como funciona no ambiente corporativo.
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