Educação Corporativa: quais os principais erros das empresas
Construir novos conhecimentos demanda investimentos e a Educação Corporativa é a ferramenta que mais cresce no mercado visando o desenvolvimento de colaboradores e a retenção de talentos.
Ter colaboradores de alta performance implica em ajudá-los a construir e a desconstruir ideias e a aderir e conhecer novas tecnologias que surgem e impactam o mundo dos negócios.
Portanto, implantar um projeto de Educação Corporativa é uma urgência necessária, mas que nem sempre irá assegurar um resultado satisfatório para as empresas. E isso está relacionado a alguns erros que surgem no meio do processo.
Nesse artigo, vamos pontuar os principais erros que acontecem na hora de implantar a Educação Corporativa. Continue lendo os próximos parágrafos e aprenda a garantir o desenvolvimento satisfatório dos seus colaboradores, além da retenção e talentos.
- Negligenciar os resultados deixando de mensurá-los
Sua empresa não acompanha ou sequer mensura os resultados? Eis aqui um dos erros mais graves na Educação Corporativa. Afinal, para saber se ela está sendo eficiente e útil é preciso analisar todos os resultados constantemente.
Apenas para exemplificar, quando a empresa mensura os resultados ela consegue identificar vários indicadores que podem servir para a área de gestão de pessoas, como, por exemplo, o índice de engajamento.
Em casos assim, ter o auxílio da tecnologia faz toda a diferença! Porque ela facilitará a análise dos relatórios. Se for preciso, faça a contratação de um software de Rh que integre um programa de Educação Corporativa.
Isso fará com que o Recurso Humanos tenha tempo suficiente para focar na gestão de pessoas de maneira estratégica, e não cumprindo tarefas operacionais.
2 – Não ter um planejamento estratégico
Tenha em mente que treinamentos aleatórios de nada servirão, porque provavelmente os conteúdos estarão longe das necessidades da empresa, justamente por não ter um planejamento estratégico de Rh.
É fundamental que a Educação Corporativa tenha por meta desenvolver nas equipes e lideranças algumas habilidades que gerem competitividade no mercado. Para isso, é preciso ter um planejamento estratégico alinhado ao Rh para que as equipes sejam desenvolvidas de maneira ágil, correta e eficiente.
3 – Não ter continuidade
Geralmente, no início da implantação de um programa de Educação Corporativa, os colaboradores se mostram muito motivados a participarem e contribuírem com o projeto.
Mas, com o passar do tempo, esse interesse vai diminuindo e o reflexo aparece quando a empresa deixa de investir na continuidade da Educação Corporativa. Isso não deve acontecer.
Tenha palestras e workshops curtos e direcionados para assuntos relevantes, mesmo que sejam com conteúdos pequenos. Busque aguçar a curiosidade e o interesse das equipes e das lideranças. Outra dica é manter canais de comunicação abertos com as equipes incentivando-as para que participem e deem sugestões de melhorias.
4 – Falta de feedback e de formatos adequados
O feedback é visto como uma ferramenta de muita valia na Educação Corporativa e é preciso aplicá-la tanto para o lado da empresa quanto para o colaborador.
No feedback para o colaborador, a empresa deve relatar sobre o aproveitamento de cada treinamento dado e também sobre o desempenho individual e coletivo dentro do ambiente corporativo.
Já no feedback para a empresa é necessário que o colaborador fale sobre os pontos de melhoria que podem ocorrer na Educação Corporativa bem como a respeito da eficiência dos treinamentos.
Afinal, é importantíssimo que os dois lados vejam o feedback como uma ferramenta de crescimento e de amadurecimento para a empresa e para os colaboradores, com confiança e transparência.
Lembre-se também que a Educação Corporativa deve atingir todos os colaboradores, independentemente da diversidade que há. Ou seja, não ofereça o mesmo formato de treinamento para todos.
Faça um mapeamento do perfil dos seus colaboradores e adapte os formatos dos treinamentos a fim de atrair o máximo de colaboradores possíveis, aumentando o engajamento e melhorando os resultados.
Agora ficou claro para você que a Educação Corporativa merece alguns cuidados a fim de evitar erros graves ao mesmo tempo em que oferece crescimento, aprendizado e melhorias contínuas para seus colaboradores.
E para auxiliar você nessa jornada, a Evoluzi está pronta e já acumula uma experiência de 20 anos que a torna autoridade na curadoria de treinamentos e desenvolvimento de pessoas. Converse com nossas equipes
de atendimento.