Desenvolvimento de lideranças: como incentivá-lo no ambiente corporativo?
Identificar e desenvolver colaboradores para que ocupem cargos de liderança na empresa é um desafio para muitos ambientes corporativos.
É preciso estar atento e focado na identificação desses potenciais colaboradores a fim de promovê-los valorizando as equipes e construindo oportunidades.
Você ainda tem dúvidas sobre como incentivar o desenvolvimento de líderes num ambiente corporativo? Pois, então, continue lendo esse artigo e aprenda mais sobre essa habilidade nos próximos parágrafos.
A princípio, é importante entender que nem sempre ser um líder significa ter um cargo de chefia ou vice-versa. Há muitos casos nos quais os gestores apenas exercem essa função de liderança sem sequer ter essa habilidade.
Ao passo que muitos colaboradores não ocupam cargos de comando, mas são excelentes estimuladores das equipes e alcançam ótimos objetivos para a empresa. E é para evitar essas discrepâncias que se destaca o incentivo ao desenvolvimento de lideranças.
Vamos entender melhor como usar essa ferramenta para identificar os colaboradores com perfil de lideranças e promovê-los à função?
Líderes: qual é a importância de desenvolver esses perfis?
O principal entendimento é que o desenvolvimento de lideranças não se limita a preparar futuros líderes, mas também aperfeiçoá-los durante o exercício dessa função. Ou seja, é um processo que impacta e que é percebido, inclusive, pelas equipes.
Isso porque, os líderes são responsáveis também por aumentar o nível de qualidade nas relações internas corporativas, desde ambientes mais saudáveis, melhor comportamento organizacional e melhora na cultura da empresa.
Ou seja, as lideranças de uma empresa tornam-se capazes de melhorar a comunicação interna, engajar os demais colaboradores, evitar e resolver conflitos e crises internas, incentivar a inovação, aumentar a satisfação das equipes, compartilhar conhecimento.
Os líderes ainda precisam estar cientes de que a função que exercem deve contribuir diretamente para otimizar o desempenho e a produtividade das equipes, apoiar o autoaprimoramento e, claro, conhecer o perfil dos colaboradores.
Esse último item, inclusive, pode evitar a buscar por lideranças no ambiente externo da empresa, já que há muitas vantagens quando se desenvolve líderes na própria organização.
Desenvolvimento de líderes: quais os principais benefícios de desenvolvê-los na própria empresa?
Tenha em mente que os colaboradores que já trabalham na empresa estão alinhados à cultura organizacional que ela tem. Portanto, essa já é uma boa vantagem de desenvolver líderes dentro da própria organização ao invés de procurar por esses profissionais fora dela.
Mas também há outros benefícios que causam impactos positivos no ambiente corporativo e vamos pontuá-los nesse artigo. Vejamos os principais.
- Valorização dos colaboradores da empresa
Sempre que há a promoção de um colaborador para um cargo de liderança, desperta-se nas equipes uma percepção de valorização do trabalho e isso irá motivá-los a melhorar o desempenho a fim de alcançar também esse crescimento profissional.
Além disso, a valorização dos colaboradores aliada à promoção de cargos é uma ferramenta eficiente de retenção de talentos.
- As equipes têm mais engajamento com as lideranças
Devido ao fato de os demais integrantes das equipes já conhecerem o colega de trabalho que, agora, é líder torna o reconhecimento e a aceitação mais acessível.
Isso contribui para o engajamento dos profissionais para que a empresa atinja os objetivos ou as mudanças que pretende de maneira mais fácil, organizada e eficiente, evitando as resistências que possam surgir nos demais colaboradores.
- Resultados melhores e mais consistentes
Quando há uma boa sintonia entre lideranças e equipes aumentam as chances de se ter excelentes desempenhos tanto na produtividade quanto nos resultados. Afinal, o período de adaptação é menor e menos sofrível.
Isso contribui para melhorar e impactar os resultados de modo mais positivo.
- Mais bem-estar no ambiente corporativo
Quando a empresa promove um colaborador ao cargo de liderança, ele já conhece a cultura da empresa e alguns perfis dos demais integrantes das equipes. Isso gera mais bem-estar nos grupos de trabalho.
Ao passo que a simples espera pelo novo gestor que vai chegar já causa insegurança e ansiedade aos colaboradores, que ainda terão de se adaptar a ele e vice-versa, e esse processo sempre é mais lento.
Lideranças: como identificar os perfis adequados entre os colaboradores?
Essa dúvida chega a gerar angústias no Departamento de Recursos Humanos a até mesmo em Diretores de uma empresa. Isso porque, a maioria sabe que pode haver um bom líder entre os colaboradores, mas como identificá-lo?
Vamos ajudá-lo nessa dúvida. Continue lendo esse artigo e fique atento às próximas orientações.
- Busque rastrear as soft skills mais relevantes
Inteligência emocional, paciência, empatia, colaboração são características importantes que demonstram como um futuro líder irá lidar diante de situações que causem stress.
Essas soft skills precisam ser mapeadas para serem compreendidas uma a uma a fim de perceber como elas serão utilizadas no dia a dia de um líder. Por isso, a atenção aos colaboradores é primordial.
- Saiba as necessidades principais da empresa
É preciso levar em consideração que cada empresa tem suas necessidades e, portanto, há características específicas para seus líderes. Elas não são universais. Diante disso, é fundamental conhecer desde os objetivos da empresa até os seus principais desafios.
Somente a partir daí, passa-se a avaliar o clima organizacional, a dinâmica das relações de trabalho, a cultura da empresa e, assim, ficará mais fácil identificar o colaborador que irá suprir essa demanda ao se tornar líder.
- Fique atento aos colaboradores e observe-os
Essa é a orientação que irá fazer toda a diferença na identificação de um líder no ambiente corporativo. Faça avaliações de desempenho, analise o perfil comportamental e lance mão de testes situacionais para observar o comportamento e o desempenho dos colaboradores de uma equipe.
O grande diferencial, neste momento, é compreender que naquela equipe não há lideranças prontas e seguras, mas sim colaboradores que possuem potencial para exercer a função de líder e se aprimorar.
Afinal, como incentivar o desenvolvimento de lideranças no ambiente da empresa?
Incentivar e promover o desenvolvimento de líderes deve ser um comprometimento da empresa para com os colaboradores que apresentam potencial para assumirem a função de lideranças. Não basta identificá-los e ficar aguardando que o desenvolvimento desses líderes aconteça de repente!
Uma orientação importante é a realização de treinamentos. Desde cursos de capacitação e mentorias até wokshops de atualização de conhecimentos são ferramentas excelentes para aperfeiçoar e potencializar as soft skills e as competências técnicas de cada um.
Ter uma boa gestão de conhecimentos irá agilizar na hora de orientar equipes e gerir resultados, além de um bom desempenho, também é fundamental que haja um conhecimento que envolva desde a formação profissional e acadêmica até o entendimento interno da empresa.
Observe se os colaboradores demonstram ter um mindset de crescimento e desenvolvimento, porque isso demonstra que eles acreditam que esforço e dedicação são pilares do sucesso profissional e fará muita diferença nos resultados.
Os colaboradores que possuem esse perfil de mindset lidam com mais habilidade com desafios e obstáculos e ainda aperfeiçoam constantemente suas capacidades com cursos e treinamentos de aprimoramento.
Mas existem muitas outras ferramentas e maneiras de identificar colaboradores com perfis de líderes e contribuir para incentivá-los nessa jornada.
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