Redução na jornada de trabalho para 4 horas: o que sua empresa precisa saber?
Entenda agora sobre a redução da jornada de trabalho para quatro horas em vários países do mundo, inclusive no Chile, e saiba o que a sua empresa precisa avaliar antes de aderir a esse novo modelo de trabalho e reduzir a jornada para quatro horas de expediente.
Jornada de trabalho de quatro horas. Você já deve ter cogitado essa possibilidade, não é mesmo? Mas será que ela, de fato, é mais produtiva e rentável para a empresa? Será que a sua empresa está preparada para essa mudança?
Em vários países, a redução da jornada já é uma realidade e isso levantou muitas discussões que envolvem colaboradores e empresários sobre as reais desvantagens e benefícios dessa inovação.
Recentemente, o Chile foi um dos países na América do Sul a aderir a redução da jornada para 40 horas semanais e já está adequando empresas e a legislação para que essa redução esteja incorporada em todo o país chileno num prazo de cinco anos.
Continue lendo nosso artigo para saber mais sobre essa tendência que está chamando a atenção de empresários e colaboradores e saiba até que ponto a sua empresa está preparada para aderir ou não a essa possibilidade de redução de jornada.
Jornada de trabalho reduzida: maior retenção de colaboradores
Algumas pesquisas já foram feitas para medir as principais vantagens da redução de jornada para quatro horas de trabalho e, a princípio, trouxeram números interessantes para os empresários, como, por exemplo, redução no consumo de energia elétrica e custos operacionais.
A Microsoft Japan mostrou como resultados na pesquisa que fez um aumento de até 40% na produtividade dos colaboradores e uma redução de 23% no consumo de energia, além de, aproximadamente, U$ 58 mil dólares a menos em custos operacionais.
O Boston Consulting Group também apresentou sua pesquisa apontando que a redução do estresse entre os colaboradores reduz a rotatividade de funcionários e a ausência no trabalho, quando a jornada é reduzida para quatro dias.
Mas será que existem desvantagens nessa redução de jornada de trabalho para quatro dias? Sim. A principal desvantagem é identificar que a sua empresa não está apta para aderir à essa inovação.
No entanto, é claro que precisamos levar em consideração que nem todos os segmentos podem reduzir a jornada. Hospitais, mineradoras, metalúrgicas, são alguns exemplos de empresas que, dificilmente, poderão ter apenas quatro dias de trabalho.
Você já analisou como está a cultura da empresa perante a possibilidade dessa redução de jornada? Será que os líderes da sua organização estão dispostos a ter uma abordagem mais flexível em relação ao horário de trabalho dos colaboradores?
Jornada de quatro horas de trabalho: suas lideranças estão preparadas?
Antes de se posicionar em relação a jornada de trabalho de quatro dias é fundamental que a empresa esteja preparada, desde as lideranças até os CEOs, incluindo os setores Jurídico e o Financeiro.
Isso porque, a proposta é de que não haja redução salarial para os colaboradores, porém, a produtividade e os resultados positivos precisam ser concretos e alcançar as metas estabelecidas pela empresa.
Neste quesito, ter líderes preparados e atualizados é de extrema importância, já que caberá a eles liderar, de fato, desde a transição da redução da jornada de trabalho até os processos para que ela siga funcionando bem e com eficiência daí por diante.
Outra vantagem que tem sido apontada pelas empresas ao redor do mundo que aderiram a jornada de trabalho de quatro dias é a retenção de colaboradores, que é um empecilho no dia a dia das organizações.
Em alguns segmentos, a oferta de vagas é maior que a demanda de profissionais e isso faz com que a rotatividade de colaboradores seja maior. Contudo, na redução de jornada reter esses bons profissionais tornou-se mais viável.
Portanto, a redução da jornada para quatro horas é uma tendência que merece uma preparação das lideranças, uma atualização dos conhecimentos e até mesmo treinamentos para o desenvolvimento profissional das equipes.
Até porque, nos comparativos entre vantagem e desvantagens, as pesquisas recentes mostram que os colaboradores seguem mais satisfeitos, há menos rotatividade, a receita das empresas aumentou bem como a produtividade.
E quando o assunto é preparação de lideranças ter uma consultoria estratégica faz toda a diferença! Por isso, conte com a Evoluzi para selecionar os melhores e mais eficazes treinamentos de lideranças para desenvolvimento profissional.
A Evoluzi tem as melhores escolas de negócios como parceiras e oferece os treinamentos que mais se adequam às necessidades da sua empresa e lideranças.
Continue navegando no nosso site e conheça mais da Evoluzi e aproveite para compartilhar esse artigo com outros profissionais que precisam saber sobre a possibilidade de redução da jornada de trabalho para quatro horas.