ZEO você já ouviu falar? Conheça esse cargo
Você já ouviu falar em ZEO? Vamos conhecer mais sobre esse cargo que é um dos mais recentes dos ambientes corporativos. E uma das razões para o surgimento do cargo de ZEO é a importância que as organizações estão dando para funções com foco específico.
Num mundo globalizado, dinâmico e pós-pandemia é fundamental repensar o modo de trabalho dos colaboradores e, principalmente, dos líderes e seus cargos. E não foi somente o ZEO que surgiu com tanta força corporativa. Outras siglas também denominam novos cargos tão fundamentais como o ZEO.
Mas, neste artigo, vamos focar e explicar melhor sobre o que é o cargo de ZEO e qual é a função de quem o assume. Vamos lá? Nos próximos parágrafos você irá entender melhor sobre esse assunto.
ZEO: de olho nas informações transmitidas pela geração Z
Em linhas gerais, o cargo de ZEO é ocupado por um executivo especialista em se comunicar com jovens. A chamada geração Z é representada por um público jovem que é desejado por centenas de clientes que não conseguem engajar com ela.
Muitas empresas estão sedentas por vender seus produtos e serviços para os jovens, mas não sabem sequer como começar esse relacionamento para atrair, engajar e fidelizar esse público tão específico.
Até pouco tempo, a geração Z assustava – e ainda continua assustando desta certa forma – as grandes empresas e seus executivos, principalmente por serem uma geração instável e segura, ao mesmo tempo.
Essa dualidade causa estranheza nas lideranças e também nos segmentos que querem vender para os perfis jovens que são altamente consumidores, exigentes e atentos.
Por isso, a criação do cargo de ZEO significa ter um executivo especialista em jovens que vai agrupar o máximo de informações sobre esse perfil de público para se aproximar dele da maneira correta.
Ter o ZEO na sala de reuniões fará toda a diferença para sua empresa que precisa ter consciência que a geração Z é quem compra seus produtos, escreve comentários nas postagens e compartilha o conteúdo. Isso exige um olhar 360º que seja autêntico e atento a cada comportamento da geração Z.
Prepare seus líderes para trabalharem com o ZEO
Sua empresa está preparada para colocar um jovem da geração Z num cargo de liderança? Você já sabe o que considerar no momento dessa decisão? Muitas empresas já deram esse passo e agora chegou a vez da sua começar a pensar nessa possibilidade.
Inicialmente, é fundamental entender que a geração Z questiona praticamente tudo e, justamente, por isso a transparência do ambiente corporativo é o principal atrativo para jovens que querem ocupar o cargo de ZEO.
Uma empresa que trabalhe, por exemplo, a diversidade em seus produtos ou marcas deve estar pronta para incentivar seu público consumidor jovem a buscar cada vez mais por essas informações.
Para isso, uma das formas é ter um ZEO que pesquise, analise, separe e traga todas essas informações tão desejadas pela geração Z evidenciando, inclusive, o perfil dessa geração para que o engajamento com ela comece a ser feito.
Agora, você já entendeu o que é ZEO e qual é a função desse cargo. Mas lembre-se que atualizar seus líderes é importante para que eles também estejam aptos e preparados para lidar com o ZEO entendendo a função desse novo executivo.
Gostou desse artigo? Aproveite para compartilhá-lo com outras pessoas que também precisam saber sobre esse novo modelo de liderança ocupado pela geração Z, o cargo de ZEO.