O Rh da sua empresa pode ser considerado um Rh estratégico?
Você vai saber, nesse artigo, o que é o Rh estratégico e como ele pode impactar positivamente na sua empresa aumentando a produtividade e satisfação dos seus colaboradores e tornando os processos internos mais eficientes, além de reduzir a burocracia na gestão de pessoas.
Você já deve ter escutado sobre o Rh estratégico. Afinal, muito tem se falado sobre ele nos últimos anos. Mas será que o Recursos Humanos da sua empresa pode ser considerado um Rh estratégico?
O fato é que o setor de Recursos Humanos está tendo que se reinventar a todo momento, conforme as tendências do segmento. E isso não está limitado apenas ao uso das novas tecnologias.
O Rh estratégico vai além disto e para você entender mais sobre essa tendência continue lendo os próximos parágrafos deste artigo e veja se a sua empresa está implantando essa transformação no setor de Recursos Humanos.
Rh estratégico: afinal, qual é o conceito dessa mudança?
A principal transformação é ter o setor de Recursos Humanos focado em resultados positivos da empresa. Para ser estratégico, ele irá se apoiar em dados e estatísticas a fim de traçar planos que vão atingir as metas organizacionais.
Ou seja, o Rh deixa de ser apenas um setor burocrático para atuar alinhado às demais áreas da empresa, desde o setor de Finanças e Departamento Pessoal até o Jurídico e de Compras, por exemplo.
Vamos lembrar que, anos atrás, o Recursos Humanos era limitado a ser um departamento que tratava das relações trabalhistas de forma operacional e mais nada.
Demissões, contratações, avisos de férias, contratos, definição de salários e cargos… Porém, as empresas perceberam que o Rh não conseguia reter talentos apenas cumprindo essas demandas e o setor, então, passou por uma mudança.
Foi quando o Rh, que ainda não tinha estratégias muito bem definidas, começou a ampliar o foco nos colaboradores para que eles fossem mais engajados e tivessem melhores índices de satisfação no ambiente corporativo.
Embora essa mudança tenha impactado positivamente em muitas empresas, o Recursos Humanos ainda precisa passar por mais uma transformação e foi quando novos sistemas, novas tecnologias e soluções apareceram a fim de tornar o Rh mais produtivo e menos burocrático. Temos, então, o Rh estratégico.
E qual é a função do Rh estratégico numa empresa?
A principal delas é unir com eficiência todos os processos da empresa aliando a parte burocrática à gestão de pessoas. Aliás, isso também caracteriza a principal diferença entre o Rh estratégico e o Rh operacional.
No Recursos Humanos tradicional o foco é sempre maior nos processos administrativos e operacionais visando a parte mais burocrática. Enquanto no estratégico há muitas ferramentas, inclusive de tecnologias, que podem otimizar a gestão de pessoas e dos processos.
Os profissionais de Rh devem sempre estar atentos às novas tendências de mercado, nas necessidades dos demais setores da empresa e também nas informações referentes aos colaboradores e suas performances.
Isso porque, no Rh estratégico as ações não são tomadas de imediato. Nesse modelo de Rh, toda ação é, primeiramente, pensada de modo estratégico, reduzindo as probabilidades de erros.
Quer um exemplo prático? Imagine que um colaborador apresenta constantes atrasos para iniciar seu expediente de trabalho. No Rh operacional, a empresa irá se preocupar apenas em puni-lo com advertências e possíveis descontos no pagamento.
Mas, no Rh estratégico, a ação principal é buscar identificar a origem destes atrasos cometidos pelo colaborador através de dados e ferramentas que possam ajudar nesse processo. A partir daí, o Recursos Humanos consegue entender quando e por que começou essa situação de atrasos constantes e, assim, tomar uma decisão estratégica e coerente.
Rh estratégico: quais as vantagens de implantá-lo na sua empresa?
São muitas as vantagens de ter um Rh estratégico na sua empresa, desde as melhorias nos processos internos até na gestão de pessoas e relacionamento com os demais setores organizacionais.
Na gestão de pessoas, por exemplo, podemos pontuar várias melhorias na coleta de dados para tomadas de decisões mais estratégicas, redução nas taxas de ausências dos colaboradores, aumento na motivação e produtividade, além de fortalecer a cultura organizacional.
Enquanto nos processos da empresa, o Rh estratégico traz as vantagens de diminuir os erros operacionais, ter lideranças mais preparadas, redução de custos e melhorias nos processos burocráticos, como recrutamento, férias, controle de ponto…
Com toda essa junção, pode-se afirmar que ter o Rh estratégico na empresa faz com que ela não fique esperando o surgimento de um problema. Com estratégias, a empresa age de forma antecipada e mais assertiva.
Sendo assim, a gestão de pessoas se torna mais eficiente elevando a satisfação e engajamento dos colaboradores, além de ter processos mais estruturados com inovação e rotinas modernizadas.
Agora, então, você entendeu mais sobre o que é o Rh estratégico e como essa transformação pode ajudar as empresas e seus colaboradores em geral. Portanto, conte com a Evoluzi na hora de ter uma consultoria aliada ao Recursos Humanos para otimizar tempo e ganhar em assertividade na implantação de inovações, inclusive para treinamentos de lideranças e gestores.
E se você gostou desse artigo lembre-se de compartilhá-lo em suas redes sociais e com os demais colegas que também precisam entender melhor sobre esse tema inovador.