Existem diferenças entre a experiência e o engajamento do colaborador?
Saiba definitivamente quais são as diferenças entre o engajamento e a experiência dos colaboradores de uma empresa e o porquê ambos devem caminhar juntos para que se tenha melhores resultados nos negócios.
Será que você, de fato, entende qual é a diferença entre a experiência do colaborador e o engajamento dele no ambiente corporativo? Nos últimos 15 anos, muitas empresas pressionam e até colocam como meta a melhoria no engajamento dos colaboradores.
Mas será que essas empresas e seus líderes têm claramente a definição do que seja esse engajamento, porque, a princípio, tudo indica que as definições estabelecidas sobre esse assunto estão equivocadas.
E, como se não bastasse, também nos últimos anos, várias empresas aumentaram o foco sobre o que é a experiência do colaborador e, assim, o cenário corporativo ficou ainda mais confuso.
Portanto, vamos definir nesse artigo o que é o engajamento do colaborador e, consequentemente, o que é a experiência dele. Afinal, como ambos se relacionam e como melhorá-los de forma contínua e alinhada? Vamos entender juntos nos próximos parágrafos.
Experiência do colaborador: saiba por que ela não é o maior foco
A experiência e o engajamento do colaborador possuem uma relação muito simbiótica. Até porque, basicamente, o engajamento é o resultado de uma experiência positiva que ele teve.
Vamos entender que o engajamento está relacionado diretamente na percepção que o colaborador tem da cultura da empresa, como que ele se sente em relação a ela. Trata-se de uma conexão emocional.
Imagine o colaborador tão empolgado com seu trabalho que ele é capaz de defender a empresa para as outras pessoas, seja no ambiente corporativo ou no churrasco do fim de semana.
O engajamento do colaborador faz com que ele queira permanecer trabalhando na empresa porque ele se sente conectado a ela, além de acreditar que está atuando no lugar ideal. Por isso, eles trabalham além do que obrigatório na execução de suas ações e demandas.
Experiência do colaborador: como identificá-la?
Na outra ponta, temos a experiência do colaborador, que é todo o resto – literalmente. Ou seja, ela define exatamente como é trabalhar naquela empresa.
A experiência do colaborador trata dos sentimentos que ele tem ao se relacionar profissionalmente com seus líderes e colegas de trabalho, com o ambiente físico, com o nível de autonomia e com as oportunidades de crescimento que são dispostas a ele.
Sendo assim, é importante perceber que quando o colaborador tem um relacionamento complicado com seu líder, por exemplo, há menos chances de sentir-se engajado com seu trabalho.
E se ele não tem acesso aos recursos ou oportunidades de desenvolvimento, isso irá se tornar uma barreira para o engajamento do colaborador no ambiente corporativo e com seu trabalho em si.
Engajamento x experiência do colaborador: o que é mais importante?
É comum que os líderes e os gestores deem mais importância ao engajamento dos colaboradores e vamos explicar o porquê isso acontece. Geralmente, os estudos sobre esse assunto demonstram que quanto maior for o nível de engajamento maiores serão os lucros e melhores os resultados da empresa.
No entanto, é fundamental lembrar que o engajamento é um resultado e funciona de modo simbiótico à experiência do colaborador. Se a experiência não for boa, não haverá engajamento. Ambos precisam caminhar juntos.
Utilize de feedbacks para buscar entender a perspectiva dos seus colaboradores, sem tentar adivinhar e nem com achismos. Faça perguntas, tais como:
- O colaborador raramente cogita procurar emprego em outra empresa?
- O gestor imediato dele demonstra interesse genuíno pelos objetivos de desenvolvimento e carreira?
Perceba que para ter esse tipo de feedback é necessário que haja uma conversa com os colaboradores da empresa para entender como a experiência deles no ambiente de trabalho pode ser aprimorada.
Não se pode relevar questões significativas de equidade de engajamento dos colaboradores que precisam ser consideradas e monitoradas nesses novos modelos de trabalho – colaboradores remotos e híbridos – eles terão as mesmas oportunidades de desenvolvimento e crescimento?
As empresas precisam buscar feedbacks dos colaboradores ao mesmo tempo em que pensam como agir para lidar com esses desafios que serão expostos.
Afinal, se a empresa se deu ao trabalho de medir o engajamento fazendo uma pesquisa para identificar o nível de insatisfação com a experiência do colaborador, nada irá mudar sem ação.
Não adianta tentar descobrir o porquê de os colaboradores estarem desengajados ou o que os impedem de se envolverem mais, se a empresa não tentar resolver o problema.
Melhorar a experiência do colaborador coletando, analisando e agindo de acordo com os feedbacks é uma das maneiras mais eficazes de alcançar um alto engajamento dos colaboradores melhorando os resultados dos negócios.
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