Leadership: muitas empresas sabem o que é, mas na hora de aplicar, sentem dificuldade. Entenda
Saiba como aplicar a Leadership na sua empresa e quais são alguns dos requisitos para esse processo de transição; o novo conceito de liderança que está transformando o rendimento das equipes nos mais variados ambientes corporativos.
Muitas empresas sabem o que é Leadership, mas sentem muita dificuldade na hora de aplicar esse conceito. Vamos entender juntos o porquê isso acontece?
A princípio, já se percebe que há muita teoria e poucos mecanismos para transformar esse conceito de Leadership em prática. Isso porque, os modelos de lideranças são insuficientes.
Embora as empresas tenham boa parcela de responsabilidade nesse déficit, é importante ressaltar também que a maior parte das instituições de ensino não se dedicam na formação de líderes que transformem ideias em ações.
Continue lendo esse artigo e entenda, nos próximos parágrafos, como buscar reverter essa defasagem e aplicar o Leadership nas empresas.
Leadership: o que é esse conceito nos ambientes corporativos?
Leadership nada mais é do que liderar. No entanto, não se trata de uma liderança feita apenas com base na superioridade ou hierarquia. É fundamental que os líderes saibam decidir contribuindo para o sucesso da empresa.
Assumir o comando, orientar, estar à frente de suas equipes, principalmente dando o exemplo, faz dos líderes um modelo de competência com características que os diferenciam aproximando-os de suas equipes.
Ser um líder empático, que saiba ouvir e tenha autoconsciência são requisitos essenciais que desmontam aquela imagem arcaica do líder “todo-poderoso”, que dá ordens, julga resultados, com perfil autocrático pressionando sua equipe.
O modelo de Leadership atual mostra um líder que demonstra empatia, que exerce sua inteligência emocional, estimula e motiva sua equipe a ser mais participativa e colaborativa com a empresa.
Quando esse perfil de liderança ganha espaço dentro das empresas as responsabilidades são facilmente divididas, inclusive com os CEOs e diretores daquela organização.
O perfil colaborativo das equipes fica em destaque e isso permitirá que todos opinem sobre as rotinas de trabalho e modelos de produção, já que os resultados positivos e negativos também serão divididos entre todos.
Flexibilidade e autonomia para as novas práticas de lideranças
Uma das mudanças mais drásticas nos ambientes corporativos está relacionada exatamente ao conceito de lideranças. Atualmente, a exceção é o antigo modelo hierárquico no qual algumas pessoas dão ordem e outras obedecem.
Também há pouco espaço na maioria das empresas para modelos de lideranças inflexíveis que se caracterizam por aquele jargão que diz: “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
Nos dias atuais, saber ouvir e ter empatia são requisitos fundamentais para a aplicabilidade da Leadership. Os líderes têm autonomia para tomar decisões importantes, mas também estão preparados para ouvir atentamente e considerar as opiniões diferentes da sua.
Dessa forma, a motivação e o engajamento são impulsionados de forma valiosa dando à voz às equipes e acolhendo as opiniões que não serão, necessariamente, seguidas à risca pelos líderes. Mas ouvidas, discutidas e respeitadas.
A partir daí, caberá à liderança a palavra final, já que é responsabilidade do líder indicar o rumo para o alcance das metas e objetivos da empresa. Ou seja, na prática do Leadership as opiniões são escutadas, mas a decisão é do líder.
Sua empresa está preparada para aplicar a Leadership?
Muitos ambientes corporativos ainda contam apenas com chefes, e não líderes. O chefe é quem se limita a dar ordens, supervisionar se foram cumpridas e punir quando isso não acontece exercendo uma postura autocrática.
Em contrapartida, os líderes atuais aceitam que toda opinião da equipe é bem-vinda desde que sejam para a melhoria do grupo e vá ao encontro dos anseios da empresa.
Mas há muitas organizações corporativas que ainda não estão preparadas para exercerem o modelo Leadership. Será que é o caso da sua empresa? Será que você já está apto para esse processo de transição?
Leve em consideração que é fundamental o uso da tecnologia, das plataformas digitais e dos aplicativos. Afinal, atualmente, ninguém renuncia a seus e-mails e aplicativos de conversação, como o WhatsApp, por exemplo.
E já que a empatia é atributo fundamental para a Leadership, a comunicação assertiva torna-se outra necessidade real para o ambiente corporativo atual. A liderança que não souber se comunicar, não irá liderar com êxito.
Os novos líderes precisam demonstrar clareza e concisão ao darem seu recado, sem serem brutos, arrogantes. O equilíbrio no cuidado com as palavras e com a postura que será adotada ajudam na assertividade da comunicação.
Outra condição fundamental para a aplicabilidade da Leadership é a capacitação profissional e técnica dos líderes. Eles não surgem do nada, mesmo que exista neles um certo dom para a função é preciso desenvolver habilidades pessoais e estar capacitado para enfrentar os desafios do mercado.
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