O papel do Rh na gestão humanizada.
Entenda qual é o papel do Rh na gestão humanizada de uma empresa e saiba como implementar esse modelo de gestão valorizando cada um de seus colaboradores desde o ambiente de trabalho até o bem-estar e reconhecimento pessoal de todos eles.
Priorizar os colaboradores no ambiente corporativo, valorizando cada um deles enquanto seres humanos que têm necessidades próprias. Esse é um dos principais propósitos da gestão humanizada.
Nela, o equilíbrio entre o desempenho de cada profissional e o bem-estar pessoal torna-se o foco da gestão para que se consiga um ambiente saudável onde todos sintam-se incluídos e valorizados.
Neste artigo, vamos tratar da gestão humanizada nas relações de trabalho e como o Rh participa ativamente dessas transformações no ambiente corporativo, sendo um dos pilares mais importantes nesse modelo de gestão. Continue lendo os próximos parágrafos e faça uma boa leitura!
O que é e como funciona a gestão humanizada?
A gestão humanizada coloca os colaboradores da empresa no centro das operações priorizando o bem-estar de cada um deles. A preocupação é demonstrar o reconhecimento que a empresa tem por cada colaborador e incentivar o engajamento deles na empresa.
Nesse modelo de gestão também está incluída a importância da diversidade e da inclusão de todas as pessoas, independentemente da sua origem, gênero, raça, orientação sexual ou religião.
Para isso, uma das medidas mais aplicadas é investir no desenvolvimento dos colaboradores através de treinamentos, planos de carreira, mentorias, workshops, sempre visando oferecer oportunidades valiosas de aprendizado e crescimento profissional e pessoal.
E para que a gestão humanizada funcione de modo assertivo é necessário implementar práticas de políticas internas que coloquem os colaboradores como centro das prioridades da empresa. É aqui que está o maior esforço das lideranças e do Rh: conseguir criar um ambiente de trabalho de valorização dos funcionários de modo que eles fiquem engajados nas atividades organizacionais.
Outro princípio da gestão humanizada é incentivar e promover práticas nas quais as informações são compartilhadas entre os colaboradores em uma cultura de comunicação aberta e transparente. Isso irá contribuir diretamente no fortalecimento das relações de confiança e na discussão dos objetivos da empresa.
Gestão humanizada: qual é o papel do Rh?
Implementar a gestão humanizada sem a participação do Rh é mais do um desafio, é praticamente impossível! O Recursos Humanos de uma empresa é o principal agente na ativação de uma gestão humanizada.
É o Rh que irá atuar de forma a facilitar a criação de um ambiente de trabalho que valorize os colaboradores priorizando o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de cada um.
A equipe do Recursos Humanos irá implementar práticas e ações que promovam a cultura organizacional de modo saudável, promovendo o respeito, a diversidade, a empatia e a inclusão, que são fatores fundamentais na gestão humanizada.
Existem outras políticas e diretrizes que o Rh precisa desenvolver para promover a gestão humanizada de modo eficiente, como, por exemplo, incluir medidas diferenciadas para licença-maternidade, home office, programas de bem-estar e de soft skills.
E isso pode começar já no processo seletivo quando o Recursos Humanos orienta e identifica candidatos que estejam alinhados a estes valores da gestão humanizada buscando colaboradores que demonstrem ter habilidade de relacionamento interpessoal e respeito para com os demais colegas.
Lideranças das equipes: como elas podem adotar práticas para uma gestão humanizada?
Para uma implementação ainda mais efetiva da gestão humanizada nas empresas, o Rh precisa contar com o apoio e colaboração das lideranças das equipes. Portanto, o Rh e os líderes precisam trabalhar em conjunto para fomentar um ambiente de trabalho mais humanizado.
Por exemplo, a escuta ativa, que envolve técnicas e atitudes que demonstrem interesse verdadeiro nas opiniões dos colaboradores. Na escuta ativa, um dos resultados é a redução de mal-entendidos e erros processuais. Quando se confirmar o que foi escutado e são feitas as perguntas para esclarecer evita-se interpretações erradas sobre situações do cotidiano na empresa.
O feedback construtivo também é outro benefício da gestão humanizada. Isso porque, ele é uma ferramenta valiosa para o crescimento e desenvolvimento da empresa.
Mas é preciso ter cuidado nesse quesito. Para que um feedback seja, de fato, construtivo é fundamental enfatizar o que o profissional está fazendo de melhor para depois pontuar a ele as áreas que precisam ser melhoradas. Isso irá demonstrar mais positividades.
E as lideranças em parceria com o Rh precisam estar alinhadas no quesito empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando se fala em gestão humanizada, praticar a empatia contribui diretamente para que as necessidades dos colaboradores sejam identificadas.
Ao praticar a empatia, Rh e lideranças conseguem compreender e se conectarem verdadeiramente com seus colaboradores tornando mais eficaz o desempenho da gestão humanizada no ambiente corporativo.
Enfim, agora você já sabe um pouco mais sobre a importância do Rh na gestão humanizada de uma empresa e qual é o papel do Recursos Humanos nessa prática tão diferenciada nos ambientes corporativos, atualmente.
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